Eleições renovam Câmara de Ipatinga em 63%; bancada feminina permanece igual

Se considerarmos que cinco vereadores não concorreram, o percentual de renovação diminui 

A Câmara Municipal de Ipatinga terá uma renovação de 63% a partir do próximo ano. Dos 19 vereadores do atual mandato, sete foram reeleitos para a 15ª Legislatura, que se iniciará em 1º de janeiro de 2021 e se encerrará no dia 31 de dezembro de 2024. Se considerarmos que cinco dos parlamentares da atual legislatura não concorreram ao cargo de vereador, a renovação diminui para 50%, haja vista que, dos atuais 19 parlamentares, 14 tentaram reeleição. 

“Esse cálculo de renovação é feito tomando como base os 19 vereadores. Esse percentual cai para apenas 50% se considerarmos que cinco atuais não disputaram a eleição”, disse o analista da Câmara Nilson Silva.    

Apesar de um maior número de mulheres na disputa, a bancada feminina será a mesma eleita da atual legislatura, com três cadeiras. Atualmente, a Câmara conta com quatro mulheres, porque uma suplente chegou a ocupar o cargo de vereadora desde o ano passado. 

Foram reeleitos os vereadores Antonio Alves – Tunico (Podemos), Francisco Bastos – o Chiquinho (PP); Werley Glicério – Ley do Trânsito (PSD); Avelino Cruz –  Vevê (PP); Toninho Felipe (Cidadania); Ademir Claudio (DEM) e Adiel Oliveira (PMN). Já os vereadores Ney Professor (PTC), Herminio Bernardo (PSDB), Vianei (Avante), Wellington da Floricultura (PSC), Nivaldo Antonio (PTC), Zé Terez (PSL), Fernando Ratzke (Cidadania), Cida Lima (PT), Professora Mariene (Patriota), Coronel Silvane Givisiez (PSC), Daniel Guedes (PSD), Cecília Ferramenta (PT) foram eleitos em seu primeiro mandato. 

O vereador Chiquinho (PP) foi o candidato mais votado nas eleições, com 2.009 votos, sendo reeleito para o seu segundo mandato. “O que diferenciou essa eleição das demais foi o fim das coligações partidárias e a barreira eleitoral de que seria considerado eleito apenas aquele candidato que obtivesse 10% dos votos válidos do quociente”, disse Nilson.

Veja a quantidade de voto que recebeu cada vereador eleito:

Chiquinnho (PP): 2.009

Ley do Trânsito (PSD): 1.930

Fernando Ratzke (Cidadania): 1.773 

Cida Lima (PT): 1.734

Professora Mariene (Patriota): 1.682 

Avelino Cruz Vevê (PP): 1.681

Coronel Silvane Givisiez (PSC): 1.672

Toninho Felipe (Cidadania): 1.580

Daniel (PSD): 1.567 

Cecília Ferramenta (PT): 1.484

Ademir Cláudio (DEM): 1.466 

Adiel Oliveira (PMN): 1.387

Ney Professor (PTC): 1.232

Herminio Bernardo (PSDB): 1.057  

Tunico (Podemos): 1.033

Vianei (Avante): 979

Wellington da Floricultura (PSC): 921

Nivaldo Antonio (PTC): 857

Zé Terez (PSL): 776

Presidente – O próximo presidente e demais cargos para a Mesa Diretora para o biênio 2021/22 irão ser eleitos no dia primeiro de janeiro, após empossados. Após a posse, os vereadores elegerão, então, seus representantes.   

O resultado completo das eleições para vereador em Ipatinga pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao;e=e426;uf=mg;mu=46256/resultados