Assessor do IEF, Flávio Antunes, detalhou que a modelagem da concessão do PERD será iniciada em janeiro do próximo ano (Foto: divulgação)

Explorar novas potencialidades do Vale do Aço e adensar a cadeia produtiva já existente tem sido bandeiras levantadas tanto pelo Poder Público quanto a iniciativa privada da região. A diversificação das cadeias produtivas é necessária para o desenvolvimento econômico e, assim, possibilitar a geração de mais emprego e renda.  Oportunidades de diversificação foram debatidas na 5ª Conferência Metropolitana da RMVA, para informar e inspirar os representantes das diferentes partes envolvidas no processo de desenvolvimento da região.

Entre as discussões propostas pela Agência de Desenvolvimento da RMVA na 5ª Conferência Metropolitana da RMVA, realizada nos dias 20, 21 e 22 de novembro, estão as políticas ativas para a atração de investimentos. Com o presidente da Codemig/Codemge, Dante de Matos, e o diretor da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), João Paulo Braga, foram analisadas a necessidade de organizar e sistematizar as informações de infraestrutura e socioeconômicas referentes à região para a atração de grandes empreendimentos, além de estabelecer políticas objetivas para a promoção de novos investimentos. 

Edilson Torquato e Rinaldo Lima, secretários municipais de Montes Claros e Pouso Alegre, respectivamente, detalharam os trabalhos executados nos municípios em conjunto com a diversos atores para que empresas de diferentes setores pudessem ser instaladas em seus distritos industriais. Os secretários municipais também buscaram apresentar o diferencial dos municípios e como realizam a captação de investimentos.

O turismo, um dos setores econômicos com grande potencial no Vale do Aço, também foi assunto na 5ª Conferência. O foco do painel foi a exploração de unidades de conservação ambiental para o turismo sustentável. Além dos casos de sucesso do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e do município Bonito (MS), apresentados por Gustavo Tomzhinski e Augusto Mariano, respectivamente, o debate ainda pautou o processo de concessão do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), apresentado pelo assessor de projetos especiais do Instituto Estadual de Florestas, Flávio Antunes.

Para o mediador do painel e diretor de Marketing e Comunicação do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Rodrigo Ribeiro, trazer a discussão da concessão do PERD e fomento ao turismo na região é de grande relevância. “Essas concessões precisam ser formatadas e conquistar segurança jurídica para atrair investidores e empresas. Reforço a utilidade e a necessidade desse tipo de evento para trocar informações e nos auxiliar a compreender como se pode atuar junto aos nossos municípios para implementar políticas públicas que permitam que o turismo cresça forte e seguro nos próximos anos como foi com o município de Bonito no Mato Grosso do Sul”, reforçou Rodrigo.

Para inspirar a cultura empreendedora, mostrar que é possível empreender na região e que o Vale do vai além do Aço, três empreendedores da região de perfis distintos foram convidados a contar a sua trajetória: Rildo Wagner da Cervejaria Brüder, Aluyzio Van Basten da Tribbu Fit Food Açaí e Aléssio Miranda Jr. da start up Influenzer. O mediador do painel, presidente da Fiemg Jovem e diretor da Provest, Victor Viggiano Araújo, destacou que os casos de sucesso exemplificam a versatilidade da região.

“Foi uma oportunidade para nós empreendedores ou futuros empreendedores do Vale do Aço enxergarmos que aqui é uma terra de oportunidades, não só nos segmentos que estamos acostumados. Tivemos exemplos de empresas que não são antigas e que com um curto tempo conseguiram fazer sucesso de forma impressionante. Isso tudo em função da capacidade empreendedora e desenvolvimento dos gestores. O que podemos perceber é que se trabalharmos bem, construirmos uma boa equipe e se tivermos estratégias claras e definidas, podemos nos sobressair em qualquer segmento. Temos mão de obra capacitada e gente boa para tocar bons negócios”, afirmou Victor.

próximo artigoFabriciano realiza Dia D de vacinação contra o Sarampo para adultos
Artigo seguinteServidores e alunos discutem violência doméstica em Timóteo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here