Diretores de escolas, vices e coordenadores, participaram esta semana do curso de formação das equipes diretivas que irão fazer a gestão das 45 escolas municipais. O treinamento está sendo realizado desde a quarta (23) e se encerra nesta sexta-feira (25), no auditório do Hospital Municipal. Os novos diretores foram eleitos no dia 24 de novembro, pela comunidade escolar, e cumprirão mandatos no triênio 2019/2021.

A capacitação dos docentes faz parte do calendário escolar de 2019.  Das equipes diretivas, 14 são da educação infantil, que contemplam alunos de zero a cinco anos de idade. Nos três dias de formação os docentes receberam treinamento das atribuições inerentes à Secretaria Municipal de Administração, de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação (contratos, convênios e gestão escolar).

A secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva, enfatizou que o curso de formação é o momento em que as equipes diretivas adquirem o conhecimento necessário para administrar as escolas no período de três anos. “Os diretores precisam saber que os alunos que estão ali fazem parte da sua vida. E se a escola está bonita e a aprendizagem ocorre de forma eficaz, com certeza esse gestor está mostrando e demonstrando que ele tem capacidade, e que ele quer o melhor para a escola. O sucesso do diretor é o resultado do trabalho em equipe”, disse.

Expectativas

Monique Vilela Santos Bolonezi terá a primeira experiência como diretora da Creche Mãe Dolores, no centro de Ipatinga. Monique acredita que a formação dada pela administração pública traz maior segurança para os profissionais que irão iniciar a direção nas escolas. “Tendo todas essas informações, nos dá tranquilidade para gerir a creche de uma maneira mais harmoniosa, buscando um bom atendimento às crianças”, disse. Ela ainda destaca a responsabilidade que é gerir recursos públicos. “Importante saber como encaminhar estes recursos de forma democrática, com a participação da comunidade escolar e, mais ainda, a prestação de contas sobre tudo aquilo que foi empregado”, finalizou.

Não é a primeira vez que Norma Borges Pereira Martins é diretora de escola. Porém, é a primeira experiência em uma instituição da rede pública de ensino. Norma foi eleita para compor a equipe diretiva da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, e comenta que será preciso confiança para gerir o educandário. “Embora eu já conheça a comunidade, me vejo na responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado pela equipe diretiva do mandato anterior. Queremos apresentar a escola para Ipatinga de forma diferente, e mostrar que juntos somos capazes”, disse.

A Escola Municipal de Educação Infantil Mercedes Rosa Duarte, do bairro Vila Formosa, atende crianças de zero a cinco anos. A expectativa da diretora Simone Santos é fazer uma gestão participativa e democrática.  “Trazendo a comunidade escolar para as decisões que são mais importantes. O ponto primordial para nós é a qualidade no atendimento à criança. A gente percebe que a nação é carente do tratamento humanizado, e em se tratando de crianças de zero a cinco anos é ainda mais específico. Precisamos ter o zelo de atender esses meninos e meninas, preservando aquilo que é inerente à faixa etária, em um espaço seguro e que proporciona bem estar”, ressaltou.

Fonte: PMI

próximo artigoAtletas da Usipa irão competir na Copa Brasil Caixa de Cross Country no Parque do Tietê em São Paulo
Artigo seguinteRenê minimiza favoritismo do Flamengo: ‘Investimento não entra em campo’

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here