O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta segunda-feira (12) mais um índice de precipitação pluviomérica preocupante para a região de Ipatinga nas próximas 24h. Segundo o órgão, poderá chover na cidade de 60 a 100mm, volume bastante elevado, o que deixa a Defesa Civil municipal em alerta especialmente quanto às regiões de risco já mapeadas.

De acordo com o Departamento de Defesa Civil local, que é ligado à Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã), as atenções maiores estão voltadas para os moradores de áreas ribeirinhas e com construções próximas a encostas, residências que apresentam danificações como rachaduras, declives e construídas próximas a taludes, onde há risco de deslizamentos.

Além de Ipatinga, mais de 800 cidades no Estado podem ser atingidas por chuva de até 100mm por dia, com ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h.

“Por orientação do prefeito Gustavo Nunes, ações preventivas são realizadas durante todo o ano, e isso faz com que na chegada do período chuvoso, compreendido entre novembro e janeiro, os impactos decorrentes das chuvas fortes sejam amenizados”, pontua Décio Camargos, secretário da Sescon.

Em meio a fortes chuvas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Diante das situações previstas, a Defesa Civil orienta aos munícipes:

– Evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de tempestade.
– Não atravessem ruas alagadas nem deixem crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
– Não se abriguem nem estacionem veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial para áreas de encostas e morros.
– Nunca se aproximem de cabos elétricos rompidos. ⠀
– Se notarem rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avisem imediatamente a Defesa Civil.
– Em caso de raios, não permaneçam em áreas abertas nem usem equipamentos elétricos.

A Defesa Civil de Ipatinga está de prontidão e atende pelos telefones 199 e (31) 3829-8414 (Whatsaap).

próximo artigoIPTU Premiado: Prefeitura de Santana do Paraíso realiza sorteio na próxima quinta (15)
Artigo seguinteDo armazenamento ao descarte: saiba como guardar remédios ou jogar fora os que estão em desuso

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here