A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que usará os R$ 500 mil doados à cidade, fruto de acordo trabalhista do Ministério Público do Trabalho e a Usiminas, para aquisição de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e reforçar o trabalho de combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Os materiais prioritários são máscaras, luvas, álcool em gel e kits de teste rápido, mas há necessidade de termômetros e respiradores. Desde o início da pandemia, a administração tem investido recursos próprios e disponibilizou sua estrutura de saúde para o enfrentamento à doença, coma a criação de uma unidade médica exclusiva para atendimento a pacientes suspeitos de Covid-19 e a contratação de uma empresa para oferecer aos munícipes uma central de teleorientação por WhatsApp.

A Prefeitura agradeceu ao Ministério Público do Trabalho, na pessoa da Procuradora do Trabalho, Isabella Filgueiras Gomes pela indicação do município na lista de beneficiários da ação e reitera seu compromisso com o plano de enfrentamento à doença. O município também foi beneficiado com repasse de R$ 250 mil fruto de acordo ambiental entre o Ministério Público, na pessoa do promotor Diogo Cabral Giordano Garios, e a Cenibra. O recurso também ajudará no combate ao Covid-19.

LEITOS DE RETAGUARDA

O município também aguarda o apoio financeiro do governo do Estado para ações em curso. Nessa sexta-feira, 24, o prefeito Dr. Marcos Vinicius se reuniu com os deputados Domingos Sávio (Federal) e Tito Torres (Estadual) para buscar, junto ao Governador Romeu Zema e Secretário Estadual de Governo, Igor Eto, um entendimento para enfrentar a pandemia do Coronavírus.

“O Governador, sabendo que o Hospital Dr José Maria Morais é de responsabilidade do Estado, disse que vai contribuir com a instalação de 59 leitos como parte do Plano de Contingência da Microrregião do Vale do Aço para o enfrentamento ao Covid-19. Também se comprometeu em priorizar a unidade hospitalar e participar da inauguração dos leitos, pois é a única solução para trazer a estabilidade emocional da população garantindo saúde de qualidade”, afirmou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

O Hospital Dr. José Maria Morais isolou quartos e leitos da UTI para possíveis pacientes. Mesmo tendo sido baixa a utilização, já que o município não teve pacientes graves com diagnóstico confirmado de covid-19. Mas o custo destes espaços é alto e a despesa precisa ser arcada pela administração municipal, visto que o Estado não tem cumprido com os repasses pactuados para manutenção do hospital. Além disso, a Prefeitura acelerou as obras de ampliação do hospital para abrir 59 leitos extras para combate ao novo Coronavírus e aguarda o fornecimento dos equipamentos por parte da Secretaria Estadual da Saúde. 

próximo artigoAPERAM distribui mais de 240 mil máscaras e reforça medidas de saúde entre empregados
Artigo seguinteEm mais um passo para minimizar crise do coronavírus, Cruzeiro suspende contratos de funcionários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here