A Copasa recebeu, na manhã da última sexta-feira (26/05), duas visitas técnicas dos estudantes do curso de Engenharia Química do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). A primeira visita foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Integrado de Tratamento de Água do Vale do Aço (SIVA), em Coronel Fabriciano, e a segunda, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Limoeiro, em Timóteo.  

Na ETA do Sistema Integrado de Tratamento de Água do Vale do Aço (SIVA) os estudantes puderam ver de perto os processos de tratamento da água, desde a captação por meio de poços artesianos até a saída para distribuição aos moradores. Os alunos também foram informados sobre as análises químicas realizadas no Laboratório Regional do Vale do Aço.  

Já na ETE em Timóteo, os colaboradores da Copasa apresentaram aos universitários todas as etapas do tratamento do esgoto, desde seu processo preliminar até a liberação do efluente nos rios. 

Leonardo Lima é o professor do curso de Engenharia Química (Unileste) que organizou e levou os estudantes na visita técnica na Copasa. Ele reforçou que o momento foi de muito aprendizado e possibilitou aos alunos a oportunidade de alinhar os conhecimentos teóricos com a prática. 

“A visita proporcionou uma oportunidade para os nossos alunos de presenciar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, além de oferecer uma visão realista e detalhada dos processos industriais relacionados ao tratamento de água e esgoto. Essa experiência direta enriquece o entendimento dos processos e os desafios envolvidos na operação dessas instalações. Além disso, ao visitar a empresa, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender a importância da preservação dos recursos hídricos e da proteção do meio ambiente”, pontuou. 

Mais visitas  

Na manhã do sábado (27/05), foi a vez dos alunos do curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFETMG) visitarem as instalações da Copasa no Vale do Aço.  

Os estudantes também viram de perto as fases de tratamento do esgoto e da água na ETE do Limoeiro, em Timóteo, e na ETA-SIVA, em Ipatinga/Coronel Fabriciano.  

O professor e diretor do CEFET-MG (Timóteo), Erick Brizon, reforçou a importância da visita aos alunos e agradeceu a Copasa.  

“A visita técnica dos estudantes do CEFET-MG (Campus de Timóteo) à Copasa foi excelente. Nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Esgoto. Só temos a agradecer a recepção e condução da visita por parte dos profissionais da empresa”, enfatizou.  

A assistente socioambiental da Copasa Regina Magda de Sá acompanhou as visitas técnicas dos estudantes realizadas nas instalações da empresa na sexta-feira (26) e sábado (27).   

“As visitas são muito importantes por serem oportunidades de informar os benefícios do tratamento de esgoto e água feitos pela Copasa para a comunidade. Receber estudantes em nossa empresa e poder contribuir um pouco com a formação deles é muito gratificante para nós. Sabemos que eles serão os profissionais de amanhã, que irão cuidar da nossa água e esgoto. Então, devemos valorizá-los”, finalizou. 

próximo artigoPrefeitura de Coronel Fabriciano comemora Mês do Meio Ambiente com programação especial
Artigo seguinteCom a chegada do frio, Cemig orienta para atitudes que ajudam na economia de energia  

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here