Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, e contou com a presença de representantes de algumas das principais instituições que atuam no município em defesa dos direitos da criança e do adolescente

A Prefeitura de Ipatinga realizou na manhã desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares, eleitos no dia 1º de outubro do ano passado para o quadriênio de 2024 a 2027. No evento, os conselheiros titulares e suplentes assinaram simbolicamente o termo de posse para exercerem o mandato.

A solenidade contou com a presença de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lideranças comunitárias, agentes e entidades de Assistência Social, além de representantes dos órgãos que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente, como Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar. Os conselheiros eleitos também foram prestigiados por seus convidados, em sua maioria familiares.

Representando o prefeito Gustavo Nunes, a secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, salientou o papel fundamental dos conselheiros na proteção da criança e do adolescente e reafirmou o compromisso da atual gestão com a causa. “No poder Executivo, estamos à disposição dos conselheiros, abertos ao diálogo para construirmos juntos uma política pública para a criança e o adolescente fortalecida em nosso município”, disse.

Rede

Em nome da Polícia Militar, o capitão Luiz Carlos, representando o 14º Batalhão, destacou a parceria da instituição: “Atuamos como primeiro interventor nas ocorrências em que há flagrante. O 190 é o primeiro acionado, e a partir daí se aciona essa rede, inclusive os conselheiros, com quem a gente já tem um contato próximo. Os novos conselheiros e a população podem contar e confiar no trabalho da PM”, assegurou.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.

“É um órgão primordial, que atua na linha de frente da defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destacou a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da 5ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, Graciele de Rezende Almeida.

Efetivos e suplentes

Os dez conselheiros titulares são Elisângela Batista de Souza Coelho, Érico Lisboa Fernandes, Flavia Aguiar Faier, Helvânio Alexandre Gomes, Isabel Cristina Rigueira Ferreira, Janaina Dias Rodrigues Nazário, Jessica Rosa Barbosa da Silva, Josiel Oliveira Silva, Júnia Araújo Reis e Rejânia do Carmo Ferreira Cavalcanti.

Os sete suplentes eleitos são Alessandra Maria Pires, Eliuenay Márcia de Souza Bernardes, Jaqueline Otoni Brandião, Mariana Paula Quaresma Oliveira, Pâmela Taty Santos Medeiros de Paula, Warley André Alves Rosário e Willian Prehl.

A diversidade da equipe foi reconhecida pelo presidente do CMDCA, Leonardo Oliveira Rodrigues. “Estamos otimistas com esse novo mandato. São conselheiros com os mais diversos perfis”, observou.

próximo artigoSegurança Viária em Foco: O Que Você Precisa Saber sobre a Regularização em 2024
Artigo seguinteLula e premiê japonês conversam sobre acordo com Mercosul