Aluna vota escolhendo a futura equipe diretiva da Escola Arthur Bernardes

A comunidade escolar de Ipatinga, formada por alunos, pais/responsáveis e profissionais da Educação, elegeu no último sábado (24), em 20 escolas municipais, as novas equipes diretivas que cumprirão mandatos no triênio 2019/2021. Durante o dia letivo, foram promovidas ainda atividades educativas e culturais com os estudantes e suas famílias em outros 25 educandários que não formaram chapas.

Segundo a lei de gestão, do total de aptos a votar em cada unidade escolar, o kórum determinado era de no mínimo de 35%. Todas as 20 escolas municipais participantes do processo de eleição alcançaram o kórum desejado. Na maior unidade escolar do município, Artur Bernardes, no bairro Canaã, 1.225 membros da comunidade escolar poderiam participar do processo de escolha da nova diretoria. Desse total, 799 votos foram contabilizados.

Girlene Aparecida Gomes foi das mães que participou. Com duas adolescentes que atualmente estudam no 6º e 7º ano da escola, ela saiu de casa neste sábado com o entendimento de que eleger a diretoria significaria cuidar do futuro de sua família. “Minhas filhas me orientaram em quem deveria votar, principalmente porque elas conheciam as propostas das chapas. Eu acredito no que elas falam e espero que os novos diretores elevem ainda mais o desempenho da escola e dos nossos filhos”, declarou.

Luciana Araújo chegou à seção de votação ao lado do filho Gabriel, que estuda no 3º ano. “Eu sou uma mãe muito parceira da escola. Penso que quanto mais perto os pais estiverem da direção, dos professores, melhor para os nossos filhos. Espero que nos próximos anos haja um trabalho maior de segurança das crianças. Acredito na força da escola de transformar para o bem a comunidade onde está inserida”, destacou.

Já na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, uma Mostra Cultural encheu o dia da comunidade escolar, uma vez que não houve formação de chapa para eleição.

Leslie e Laurie, do The Voice Kids, animaram a Mostra Cultural na Escola Municipal Chirlene Cristina

Os alunos expuseram seus trabalhos educativos construídos dentro da temática do meio ambiente, sustentabilidade e resgate da infância. Para contemplar a família foram ministradas diversas palestras e a comunidade presente ainda participou de um show com a dupla do The Voice Kids, Leslie e Laurie. Após a festa, os participantes ainda saborearam um almoço especial.

Segundo a secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues, “ver a participação da comunidade escolar num processo democrático como este, de escolha de diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos, é promover a gestão participativa, que visa à qualidade, elevando a educação do município ao primeiro lugar”. 

Assembleia

A cada três anos, as unidades escolares passam pelo processo de escolha da equipe diretiva. O pleito é coordenado pela Comissão Eleitoral Central e Comissões Eleitorais de cada escola.

Fonte: PMI

próximo artigoAcordo pretende reduzir 144 mil toneladas de açúcar de alimentos
Artigo seguintePrefeitura de Timóteo divulga gabaritos provisórios dos processos seletivos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here