A Controladoria Geral de Ipatinga recebeu, nesta segunda-feira (23), integrantes da Comissão de Compliance da 72ª Subseção da Ordem dos Advogados. O encontro teve por objetivo o compartilhar das boas práticas adotadas pela administração municipal para se manter em conformidade com regras legais e regulamentares, além dos profissionais conhecerem os trabalhos de padronização, atualização, revisão e aprimoramento dos controles internos setoriais da Prefeitura Municipal, no intuito de adequar comportamentos gerenciais, operacionais e funcionais.

Participaram da visita as advogadas Ana Lúcia Duarte, Thaís Gonçalves Teixeira e o advogado e procurador municipal Luiz Inácio Lacerda Júnior.   

Ao lado dos modernos conceitos de Governança e Accountability (dever de transparência e prestar contas), o Compliance (conformidade) é tema atual na gestão pública e no meio empresarial e visa à implantação de políticas internas para prevenir e minimizar riscos na execução de atividades e operações administrativas, conforme rotinas prescritas em normas e regulamentos.

Segundo a Presidente da Comissão, a advogada Ana Lúcia, o assunto pautado no encontro é, além de relevante, oportuno, pois a adoção de programas de Compliance e Integridade vem se tornando uma obrigatoriedade para administradores públicos e privados, mas na região do Vale do Aço ainda é pouco difundido.

Para ela, o fato de a Prefeitura ter projetos já implantados e em elaboração para instituição de procedimentos, padrões e normas de conduta a colocam em posição diferenciada diante de outros municípios.    

Boas Práticas

Na última terça-feira (17), a equipe diretiva e técnica da Controladoria Geral esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE MG) para demonstrar um portfólio de atividades desenvolvidas e metodologias criadas, como proposta de boas práticas para as cidades mineiras. O objetivo é divulgá-las no evento “Encontro TCE MG e os Municípios”, a acontecer em Ipatinga nos dias 03 e 04 de outubro.  

Excelência em transparência

Em curso promovido pelo TCE MG sobre ‘Auditoria de Conformidade do Portal da Transparência do Município’, no mês de Agosto, Ipatinga alcançou nota 8,3.

Na última quinta-feira (19), durante evento intitulado o ‘Papel Fiscalizador do Parlamento’, promovido pela Câmara Municipal e Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais, o município foi muito elogiado pelo professor doutor Alexandre Bossi Queiroz, consultor da Assembleia Legislativa (ALMG), quanto à eficiência na acessibilidade às informações divulgadas no Portal da Transparência. Em 2016, a mesma avaliação feita pelo Ministério Público Federal – Ranking da Transparência – pontuou Ipatinga com nota 4,6.

Segundo o prefeito Nardyello Rocha, a pontuação reflete o comprometimento da atual administração com a total transparência na gestão dos recursos públicos.

“Contamos com servidores comprometidos com as mais rígidas regras da boa prática administrativa. Isto facilita o entendimento de nossas recomendações com o extremo zelo na gestão e fiscalização dos recursos desta administração. Este reconhecimento por parte de tão renomado professor é um prêmio à dedicação e empenho do nosso quadro técnico. Eventos como este nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”.  

próximo artigoUsiminas conquista prêmio estadual de Boas Práticas Ambientais
Artigo seguinte“Pouco inteligente”, rebate vice do flamengo sobre delaração do presidente do Grêmio

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here