Pelo menos 30 jovens em condição de vulnerabilidade social, residentes no município, foram encaminhados aos processos de aprendizagem e qualificação profissional

Ipatinga tem alcançado índices satisfatórios no Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – “Descubra”. Em dois anos, pelo menos 30 adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social foram encaminhados para aprendizagem e qualificação profissional, alguns deles acessando o mercado de trabalho posteriormente.

Para quem trabalha diretamente com o público atendido por essa iniciativa, os ganhos com o programa são evidentes, conforme detalha a psicóloga, referência técnica do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e representante do município no programa, Kareislla Medeiros: “Eu percebo autonomia, percebo que essas famílias conseguem acessar muito mais direitos. São famílias orientadas mesmo após a inserção no Programa Descubra e que conseguem ter um direcionamento. Conseguem a partir dali ver uma esperança”, descreveu.

Descubra

O propósito do Programa Descubra é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens.

O programa tem como público prioritário o adolescente em cumprimento de medida socieducativa – seja ela em meio aberto (gestão do município), semi-liberdade ou internação (órgãos do estado) – , adolescentes em situação de trabalho infantil e aqueles que vivem em instituições de acolhimento.

Pioneirismo

Ipatinga foi o primeiro município do Vale do Aço a aderir ao “Descubra”, por meio da assinatura de um termo de adesão em setembro de 2021, pelo prefeito Gustavo Nunes. Desde então, servidores de outras cidades têm acionado a gestão municipal solicitando informações para aderir ao Programa e, principalmente, demandando orientações de como o governo de Ipatinga tem garantido que os adolescentes tenham contato direto com a aprendizagem e com o mercado de trabalho.

Medidas socieducativas

A cidade tem se destacado, também, pelo Serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto. “É com orgulho que podemos afirmar que esse serviço administrado pela gestão municipal tem sido chamado para trocas com outros municípios. No ano passado, parte dos nossos servidores foi a Divinópolis, a pedido de um Promotor de Justiça. Um momento de qualidade, em que foi compartilhado um pouco do que é feito em Ipatinga”, contou a secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu.

Homenagem

Em dezembro, a Prefeitura de Ipatinga recebeu uma homenagem do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em reconhecimento e agradecimento por sua relevante participação no Programa Descubra. A condecoração também se deve à contribuição da gestão municipal para a qualificação de adolescentes e jovens por meio da aprendizagem profissional. A Moção de Aplausos também foi entregue aos representantes de empresas que são parceiras do Descubra em Ipatinga.

próximo artigoUsisaúde é nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
Artigo seguintePrefeitura de Ipatinga faz demolição de imóveis que ameaçam a segurança