Circuito de Cultura no Interior movimenta cidades mineiras

A oitava edição do projeto Circuito de Cultura no Interior de Minas Gerais terá início nos meses de maio e junho. O projeto é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Usiminas e tem a realização do CIRC – Centro de Intercâmbio e Referência Cultural. A iniciativa possibilita a continuidade e a ampliação da democratização e interiorização das atividades artísticas, de artes cênicas e brincantes, em três municípios mineiros: Ipatinga, Itatiaiuçu e, pela primeira vez, em Santa Luzia. 

Com oficinas, contação de histórias, teatro, exibições de filmes, a programação gratuita chega para alunos da rede pública de ensino e para toda a família em comunidades desses municípios. Em mais uma edição, o Circuito mantém seu compromisso de promover o desenvolvimento, a socialização e a troca de experiências, oferecendo acesso à arte e à cultura em suas variadas manifestações.

Desde o início do projeto, em 2010, foram realizadas 554 apresentações artísticas e 132 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo, que contribuíram para a formação sociocultural dos cidadãos. Mais de 180 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do Circuito, que oferece uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância do projeto que, de forma contínua, contribui por meio da cultura para o desenvolvimento social nas comunidades onde a Usiminas atua. “A retomada do projeto em um momento tão especial, de comemoração dos 60 anos de operações da Usiminas, é motivo de alegria. Nosso apoio contínuo ao projeto se deve pela sua capacidade de contribuir na prática para importantes temas da agenda social nas comunidades onde atuamos”, salienta Penélope Portugal.

Atrações

O Circuito de Cultura no Interior levará os filmes “O Parque dos Sonhos” e “A Invenção de Hugo Cabret” para as três cidades. Escolas e praças dos municípios recebem também nos dois meses, a circulação de oficinas, contações de histórias e espetáculos circenses e comunidade, com mais de 10 atrações diferentes. A programação começa na cidade de Itatiaiuçu, no dia 4 de maio, com apresentação artística e oficinas em todas as escolas da rede municipal de ensino, e exibições dos filmes e espetáculo na praça Antônio Quirino da Silva. 

No dia 12 de maio, Ipatinga recebe o projeto que inicia uma temporada de apresentações teatrais e oficinas no Centro Educação Infantil Vila da Paz e na Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, no Bom Retiro, além de exibição dos filmes para as duas comunidades. No dia 14 de maio é a vez de Santa Luzia entrar no Circuito de Cultura no Interior, com oficinas e atrações culturais em duas escolas e cinema para a comunidade. 

A programação completa pode ser conferida no site: institutousiminas.com.

próximo artigoEstudante é preso em escola estadual por porte ilegal de arma de fogo
Artigo seguinteColégio de Fabriciano abre vaga para Orientador Educacional