Prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha ressaltou ao público presente a importância da Controladoria Interna para o bom desempenho do governo (Foto: divulgação/ PMI)

O prefeito Nardyello Rocha participou na manhã desta quinta-feira (3) da solenidade de abertura do “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Ipatinga. O evento, que terá a duração de dois dias, está sendo realizado no auditório da FIEMG Regional Vale do Aço.

Nesta edição, o encontro abordará o tema “O fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal” e terá como principal meta a capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais. 

Os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações sobre o projeto das receitas públicas municipais, eficiência na arrecadação tributária, controle com desenvolvimento, processos licitatórios otimizados, tomada de contas, dentre outras.  

Durante o seu pronunciamento, o chefe do executivo ipatinguense, Nardyello Rocha, ressaltou a importância da cidade de Ipatinga ter sido escolhida pelo TCE como sede de um evento de grande importância para as boas práticas de governança pública. 

“Como gestor deste município, fico honrado de Ipatinga ter sido escolhida para sediar um evento a nível estadual, em que o TCE discute com técnicos, servidores, prefeitos e vereadores de todo Leste de Minas um tema tão importante para gestão pública. Isso mostra mais uma vez o protagonismo da nossa cidade no que diz respeito a exemplos de boas práticas, e o Tribunal de Contas entende isso, pois esse também foi um dos fatores decisivos para a escolha da cidade como sede do evento. Nosso controle interno já é considerado pelo próprio Tribunal de Contas como um dos mais atuantes do Estado de Minas Gerais”, disse o prefeito. 

(Foto: divulgação)

Durante o encontro, atendendo a solicitação do TCEMG, a Controladoria Geral do Município de Ipatinga irá apresentar um portfólio de atividades desenvolvidas e metodologias criadas, como proposta de boas práticas para as cidades mineiras.

Aumento na pontuação 

Nardyello também lembrou que no mês de agosto, durante um curso promovido pelo TCEMG sobre ‘Auditoria de Conformidade do Portal da Transparência do Município’, a cidade de Ipatinga alcançou nota 8,3. Em 2016, a mesma avaliação feita pelo Ministério Público Federal – Ranking da Transparência – pontuou Ipatinga com nota 4,6.

Ainda durante um evento realizado em setembro deste ano, intitulado o ‘Papel Fiscalizador do Parlamento’, promovido pela Câmara Municipal e Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais, o município foi muito elogiado pelo professor doutor Alexandre Bossi Queiroz, consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, quanto à eficiência na acessibilidade às informações divulgadas no Portal da Transparência. 

“Essa nota mostra que estamos no caminho certo, porque hoje somos um dos maiores resultados do Estado. Temos como máxima nesse governo a premissa de que o controle interno jamais será visto como algo que venha trazer obstáculos para governança. Pelo contrário, o órgão é um parceiro fundamental, pois ele traça diretrizes, acompanha, audita e fiscaliza. O controle interno é um acessório essencial para as boas práticas da governança pública”, finaliza Nardyello.

próximo artigoAlunos de Timóteo fazem passeata contra incêndios florestais
Artigo seguinteIFMG oferta 120 vagas para cursos técnicos e superiores em Ipatinga
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários