Calçadas urbanas receberam 1.334 árvores de espécies adequadas aos espaços públicos. Projeto já deixa a sua marca em 25 bairros da cidade.

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Árvore – 21 de setembro -, Ipatinga também festeja os resultados positivos do Projeto “Calçada Linda”, iniciado há um ano pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), juntamente com a empresa Infrater, que presta serviços de conservação de áreas verdes no município. Desde o início do projeto, já foram plantadas 1.334 mudas de árvores escolhidas em um vasto catálogo de espécies adequadas para comporem espaços urbanos. Deste total, 258 mudas foram solicitadas por moradores que aderiram ao projeto.

A execução do “Calçada Linda” conta inicialmente com uma abordagem de técnicos da área de biologia junto aos moradores. O objetivo é a recomposição dos passeios da cidade com o plantio de árvores de pequeno porte (que podem atingir até 3 metros de altura). As plantas não causam interferência aos equipamentos públicos, como rede elétrica e de esgoto, sem prejudicar a acessibilidade e a iluminação pública, além de possuírem ainda função decorativa nas vias públicas.

Após um ano, o projeto pode ser visto em calçadas por todas as regiões da cidade. As árvores já estão em 25 bairros: Cidade Nobre, Bom Retiro, Imbaúbas, Areal, Bela Vista, Das Águas, Vila Celeste, Iguaçu, Ideal, Esperança, Nova Esperança, Bom Jardim, Bethânia, Cariru, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Veneza, Vila Militar, Parque das Águas, Planalto, Recanto Novo, Novo Cruzeiro, Santa Mônica e Limoeiro.

Adesão

Há duas formas de adesão ao projeto. Uma delas se dá no momento de abordagem ao morador. Por meio de visitas às residências, biólogos e jardineiros interagem com a comunidade, apresentam o projeto e as espécies mais apropriadas para cada lugar. O catálogo reúne informações e imagens de cada espécie disponível, como Resedá, Araçá-roxo, Hibisco, Escova-de-garrafa-pendente, Caliparca, Murta, Flambooyant Mirim, Ipê-amarelo-de-jardim e Aroeira-salsa. Após a aceitação do projeto pelo morador, é preenchido um formulário de autorização e em seguida realizada a marcação do plantio.

“Outra forma de adesão é fazer contato conosco para que as equipes visitem o endereço, mostrem o catálogo com as espécies apropriadas para o local, para que o morador possa escolher. Os técnicos colhem a autorização e em seguida é feito o plantio da muda. E o que a gente percebe é que muitas vezes o morador que recusou o plantio acaba fazendo a solicitação após presenciar o trabalho das equipes e vendo como a calçada realmente ganhou outro aspecto”, observa Núbia Fernandes, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga.

Do total de mudas plantadas em um ano de projeto (1.334), 258 foram solicitadas pelo telefone 3825-0647. O maior número de adesão ao projeto aconteceu nos bairros Bethânia (63 mudas), Caravelas (60 mudas) e Ideal (29).

Envolvimento

No bairro Caravelas, um condomínio residencial aderiu ao projeto com a participação inclusive das crianças que moram no local. Cada muda foi adotada por uma delas, que regam habitualmente a planta. O incentivo partiu da síndica Jane de Cássia Silva Viana, que ao tomar conhecimento do Projeto “Calçada Linda” entrou em contato para saber como aderir ao programa. “Quis envolver as crianças nessa ação para que elas, desde cedo, aprendam a zelar pelo meio ambiente. A nossa calçada estava muito feia, e hoje a gente já percebe o resultado desse cuidado que estamos tendo”, frisou.

“Aumentou a nossa responsabilidade diária, e a partir do momento que começamos a cuidar percebemos a diferença. As árvores ajudam o meio ambiente e por isso precisamos colaborar”, ressaltou a síndica-mirim Lídia Gonçalves de Oliveira, que atenciosamente ajuda os outros coleguinhas no cuidado com as plantas.

Fonte: PMI

próximo artigoEm parceria com a ALMG, Câmara de Ipatinga promove cursos de capacitação nesta quinta-feira
Artigo seguinteSemana Nacional de Trânsito leva atividades de conscientização ao ‘Domingo no Parque’
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários