Alimentos arrecadados no Circuito Comunidade são entregues a entidades

Inciativa em parceria com o #SolidariedadeContagia arrecadou mais de 400 kg de alimentos em ação com troca de mudas

Uma iniciativa da Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, uniu a solidariedade da comunidade à preservação ambiental e resultou em alimento na mesa de muitas famílias do Vale do Aço. Os 440 quilos de donativos arrecadados nas três últimas edições do Circuito Comunidade Solidário, com doação de alimentos em troca de mudas, foram entregues para quatro entidades da região, nesta sexta-feira (26).

As doações foram destinas pelo programa Solidariedade Contagia, realizado pelaUsiminas com apoio de diversos parceiros, para Projeto Missão e Paz, de Ipatinga; para a AAPE  (Associação dos Portadores de Epilepsia), de Ipatinga; para a ABRAASO (Associação Brasileira de Ação Social pela Família), de Ipatinga; e para Associação Comunitária Rios de Água Viva, de Coronel Fabriciano.

Fundada há 16 anos, a AAPE acolhe pacientes com epilepsia e seus familiares oferecendo terapia de grupo, individual, oficina de artesanato para integração ao mercado de trabalho. A coordenadora da entidade, Cláudia Souza, afirma que as doações chegam em boa hora. “Acolhemos famílias sem condições de estar no mercado de trabalho por causa das crises dos pacientes. E, neste momento, elas estão ainda mais vulneráveis, precisando muito de alimentação. Agradecemos a todos que doaram esses alimentos, ao Instituto Usiminas e a Usiminas, por ter feito a ação e nos escolhido”, declara Cláudia Souza.

As doações de alimentos foram feitas nos últimos três domingos em 14 bairros. Para diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a ação é uma oportunidade especial de levar cultura,lazer e educação ambiental à comunidade e, ao mesmo tempo, promover solidariedade, neste momento de distanciamento social. “A Usiminas continua marcando presença na comunidade em várias frentes. Junto com o Instituto Usiminas, ficamos felizes em promover essa ação social, unindo tantos benefícios e ainda poder levar alimentos a quem precisa”, frisa Penélope Portugal. 

Próxima edição

O Circuito Comunidade Solidário, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, encerra a programação neste domingo (28/6) nos bairros Bom Jardim e Esperança, de 8h30 às 12h30. Como em todas as edições, a atriz Raquel Vieira (Flora Manga) fará contação de histórias curtas com temas ambientais. Por onde passar, o Circuito Comunidade vai promover a troca de solidária de mudas -cultivadas no Viveiro de Mudas da Usiminas, em Ipatinga – por de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá).

Em julho, o Circuito Comunidade, programa Em Casa como Instituto Usiminas, que tem patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, retorna à edição regular que segue até o fim do ano com atrações e ações diversas. Desde seu início, em maio, a iniciativa já percorreu 23 bairros de Ipatinga, levando até a casa das pessoas várias atrações para serem curtidas sem sair de casa.