A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, adiou o prazo de inscrições para candidatos a Conselheiro Tutelar no município. O prazo que venceria dia 27 de abril foi estendido até 26 de maio.

Outra alteração importante, foi a retirada da exigência de experiência em atividades de defesa dos direitos da criança e do adolescente para a inscrição.

Sandra Pereira, Coordenadora do Serviço de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Governança de Assistência Social e integrante da Comissão Organizadora do processo de eleição do Conselho tutelar, ressalta que as alterações beneficiarão o processo eleitoral: “Vai permitir a participação de muitas pessoas com comprovada idoneidade e com capacidade de exercer a função sem ter, necessariamente, comprovada experiência diretamente, com a proteção de crianças e adolescentes. Temos como exemplo, professores, monitores de creches, cuidadores e até catequistas religiosos. Nós acreditamos que haverá mais inscritos no processo e isso é positivo, uma vez que a ampliação no número de participantes certamente permitirá uma eleição concorrida e de mais qualidade”, disse.

A importância da função

Ser Conselheiro Tutelar não é uma função simples. O profissional tem a missão de agir em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 95 e 136, a Resolução CONANDA 231/2022, além de todas as normas de tutela da infância e da juventude. O conselheiro recebe um salário mensal de 2,5 salários mínimos (R$3.255,00), e precisa cumprir carga horária de 40 horas semanais, e o regime de plantão. A função exige dedicação exclusiva.

 As inscrições são exclusivamente pelo email: [email protected]. O processo de eleição ocorrerá em 4 etapas:  Inscrição; Prova de conhecimento do ECA e redação; Avaliação psicológica, e a eleição. O candidato não pode ter antecedentes criminais. É preciso ser morador de Coronel Fabriciano há pelo menos 2 anos, ensino médio completo e ter mais de 21 anos.  A eleição ocorrerá no dia 01 de outubro.

próximo artigoHospital em Ipatinga integra estudo em parceria com o Ministério da Saúde sobre a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis na maternidade
Artigo seguinteInternet 5G está presente de mais de 80 cidades do país

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here