Secretarias municipais trabalham de forma integrada para garantir aos cidadãos o direito a uma alimentação adequada

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Prefeitura de Ipatinga realizou nesta sexta-feira (6), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, o 1º Fórum da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Caisans. Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o evento foi marcado pela apresentação de diversas ações de segurança alimentar desenvolvidas pela administração municipal.

A secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, que também é presidente da Caisans Ipatinga, falou com orgulho do trabalho integrado desenvolvido pelas secretarias de Assistência Social; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Saúde, e Educação, visando a garantia aos cidadãos do direito a uma alimentação adequada.

“Criamos a Câmara Intersetorial com o objetivo de fortalecer a política pública de segurança alimentar no município e ter ações integradas. Para que, juntas, as secretarias envolvidas possam discutir as ações executadas em cada pasta e, a partir daí, identificar em que aspectos a gente pode melhorar, avançar, no sentido do combate à fome no município”, salientou.

O compromisso do Executivo ipatinguense em trabalhar pelo fortalecimento da segurança alimentar foi reafirmado durante o evento. Na oportunidade, foi mencionado o Programa Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares, localizado no bairro Parque das Águas, que organiza a coleta, separa, armazena e distribui alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar, constituindo-se em modelo no Estado. Mas o objetivo do governo municipal é que este seja apenas um entre vários outros equipamentos que vão garantir a segurança alimentar em Ipatinga.

Ações

No evento, a Secretaria de Assistência Social apresentou o Banco de Alimentos. A Secretaria de Educação deu detalhes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ressaltando a responsabilidade da pasta atuando em cada unidade escolar por meio da merenda. Foi demonstrado que o papel da escola não se restringe ao ensino, contribuindo também para a segurança dos alunos, fornecendo alimentação saudável.

A pasta de Serviços Urbanos e Meio Ambiente listou ações indiretas, mas não menos importantes, realizadas pela Secretaria, que também contribuem para a segurança alimentar em Ipatinga, como a fiscalização da garantia do abastecimento de água. O Projeto Pomar Urbano, que consiste na recuperação ambiental e paisagística de pontos de despejo irregular de lixo, transformados em espaços verdes e de produção de alimentos, também foi lembrado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou o trabalho de estímulo e apoio aos agricultores familiares e produtores rurais do município. A Secretaria de Saúde apresentou ações voltadas para dieta e suplemento.

próximo artigoEnxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista
Artigo seguinteOutubro rosa: Fundação Aperam sensibiliza comunidade com fachada iluminada de rosa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here