O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, assinou um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para conseguir, com agilidade, a derrubada de sites identificados como propagadores de fake news. De olho nas eleições municipais de 2024, a Corte Eleitoral vem se preparando para o enfrentamento à desinformação baseada na campanha eleitoral de 2002 e no avanço das tecnologias.

Com o acordo, o processo de retirada de uma página do ar, que até então dependia da comunicação de um oficial de justiça, passará a ter um novo tratamento. Agora, bastará ao TSE informar a decisão diretamente à Anatel, virtualmente, para que a agência suspenda o site que estiver prejudicando o processo eleitoral com a propagação de notícias falsas.

O propósito dessa cooperação com o TSE, segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, é atender “as decisões da Justiça Eleitoral da forma mais rápida possível, protegendo, assim, o eleitor e as eleições”.

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, o tribunal estará atento, especialmente, ao uso da inteligência artificial por parte das chamadas “milícias digitais”. O recurso foi bastante utilizado, este ano, nas eleições presidenciais da Argentina, onde milhares de imagens foram geradas artificialmente para atacar e favorecer os dois principais candidatos, Javier Milei, presidente eleito, e Sérgio Massa, derrotado em segundo turno.

“Não basta a prevenção. Não basta a regulamentação prévia. Há a necessidade de sanções severas, para que aqueles que se utilizam da inteligência artificial, para desvirtuar a vontade do eleitor e atingir o poder, ganhar as eleições, saibam que, se utilizarem disso e for comprovado, o registro será cassado, o mandato será cassado e que ficarão inelegíveis. Porque senão o crime vai compensar”, avisou.

próximo artigoZema pede ao STF prorrogação do prazo para fim da carência da dívida de MG
Artigo seguintePrefeitura de Fabriciano lança novo Processo Seletivo para 19 vagas de Agentes Comunitários de Saúde e cadastro reserva

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here