O projeto de lei que pode proibir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passará por uma nova tentativa de votação nesta terça-feira (10). O tema é o único item da pauta da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados. A reunião está prevista para começar às 10h.

O relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE), propõe a rejeição de um texto de 2007 que prevê a união civil homoafetiva, com direitos patrimoniais, e a aprovação de um outro projeto, de 2009, que pede a proibição desse tipo de casamento. Esta será a quarta tentativa de votação no colegiado.

Em seu parecer, Pastor Eurico citou trechos bíblicos, frisando que o casamento entre pessoas do mesmo sexo “é contrário à verdade do ser humano”. 

“O que se pressupõe aqui é que a palavra ‘casamento’ representa uma realidade objetiva e atemporal, que tem como ponto de partida e finalidade a procriação, o que exclui a união entre pessoas do mesmo sexo. O Brasil, desde sua constituição e como nação cristã, embora obedeça ao princípio da laicidade, mantém, na própria Constituição e nas leis, os valores da família, decorrentes da cultura de seu povo e do Direito Natural”, escreveu.

O autor da proposta, o então deputado Clodovil Hernandes (SP), alegou atender a “uma tendência mundial de tolerância em relação as diferenças” ao apresentar o texto, além de uma “reivindicação dos grupos homossexuais com vistas a integrá-los no ordenamento jurídico e caminhar para a eliminação de preconceitos em razão da orientação sexual”.

próximo artigoEstão abertas as inscrições do Enem para pessoas privadas de liberdade
Artigo seguinteCom aval de Bolsonaro, deputado irmão de Cleitinho oficializa filiação ao PL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here