Foto: José Cruz/Agência Brasil

A minuta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deve incluir normas sobre inteligência artificial (IA) entre as regras para pleitos a partir de 2024 deve alterar o artigo 9° da Resolução 23.610, que versa sobre a propaganda eleitoral.

O texto em análise não proíbe o uso de IA para a elaboração das peças de publicidade, mas veta a veiculação de qualquer “conteúdo fabricado ou manipulado de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados com potencial de causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral”.

A proposta de resolução – em análise desde janeiro – permite que a inteligência artificial seja usada em propagandas eleitorais com a finalidade de melhorar a qualidade do áudio ou do som, mas exige que as alterações sejam acompanhadas sobre a informação explícita sobre a manipulação do conteúdo por meio de IA.

No caso de impulsionamento de conteúdos falsos na internet, o texto também prevê que empresas de tecnologia terão que se responsabilizar pela apuração e retirada dos materiais que disseminem mentiras sobre candidatos ou o processo eleitoral. Essa norma deve atingir principalmente gigantes da web, como Google, Meta (responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp) e X (antigo Twitter).

O advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) Luciano Hanna considera que, se aprovadas, as normas serão instrumento importante contra a disseminação de um novo tipo de fake news, cada vez mais difícil de identificar e desmentir. Ele acredita, porém, que a Justiça Eleitoral já tem elementos suficientes para combater o uso indevido da IA durante a disputa de 2024.

próximo artigoSaiba os temas que devem ser votados pelo Congresso em 2024
Artigo seguinteLula fará evento para 800 pessoas no Minascentro, em Belo Horizonte

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here