Decisão ocorreu após acordo com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, em Brasília

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo, acertou, nesta quinta-feira (7), sua filiação ao MDB e sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. A confirmação de que Gabriel vai disputar o cargo majoritário nas eleições deste ano ocorreu durante encontro com o presidente nacional da legenda, o deputado federal Baleia Rossi, em Brasília.

O partido estava na mira do atual prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), para coligação. Em novembro, Noman chegou a se reunir com Baleia Rossi e o deputado federal por Minas Gerais Hercílio Coelho Diniz em Brasília. A filiação de Gabriel deve ser oficializada na próxima semana, em evento na capital mineira, com lideranças do MDB.

“É uma satisfação estar num partido que tem a história e o peso do MDB e que tem como bandeiras o equilíbrio, a moderação e o respeito à democracia. Estou pronto para disputar as eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte, cidade pela qual tenho profundo amor e pela qual pretendo batalhar para transformá-la em um lugar melhor para se viver. Juntos, podemos somar convicções e sonhos para mudar nossa capital mineira e o mundo”, afirmou Azevedo.

“Um momento muito especial para o MDB nacional, porque Belo Horizonte é uma das principais capitais do Brasil. O MDB está com um fortalecimento claro com a filiação do presidente da Câmara, Gabriel, o futuro prefeito de BH. Todas as lideranças do MDB de Minas Gerais estão unidas em torno desta candidatura”, afirmou Baleia Rossi.

Gabriel assumirá a presidência do partido em Belo Horizonte e será o responsável por formar a chapa de candidatos que vão concorrer a uma vaga no Poder Legislativo municipal. A filiação ocorreu com apoio dos deputados federais Hercílio Coelho Diniz e Newton Cardoso Júnior, que Gabriel conta como aliados nas pautas em Brasília.

“É uma alegria muito grande. O Gabriel é um jovem com muito futuro político. Já tem grandes serviços prestados não só a Belo Horizonte, como a Minas Gerais e ao Brasil. Vai ser um trabalho que vamos desenvolver a quatro mãos. Vamos chamar outras agremiações para participar desse projeto”, disse Hercílio.

Presidente do MDB de Minas, Newton Cardoso Júnior disse que a filiação coloca o partido “com os dois pés” na disputa em BH. “É um jovem destemido, preparado e qualificado. O MDB entre com os dois pés no jogo, na disputa em Belo Horizonte. Estamos com uma preparação muito boa para fazer uma das melhores chapas de vereador no município”, afirmou.

A decisão de fechar a candidatura com Baleia Rossi, além das lideranças locais, é vista no meio político como uma garantia de que manobras não vão reverter a garantia da legenda para a disputa da eleição. Assim, Gabriel garante ter apoio da direção partidária do município, composta integralmente por aliados, bem como nos diretórios estadual e nacional.

Interlocutores afirmaram que a filiação ao partido recebeu apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB). Gabriel Azevedo é presidente da Câmara Municipal desde janeiro de 2023 e diz que vai conciliar a função com a disputa eleitoral até dezembro de 2024. Ambos presidentes completam 38 anos em 2024.

Interlocutores afirmam, ainda, que ele está ainda mais fortalecido e maduro politicamente, após duas tentativas fracassadas de cassação do seu mandato.

Ministra marca presença
Além das lideranças do MDB estadual e de Baleia Rossi, Gabriel Azevedo contou com a presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, na agenda que selou seu acordo com a legenda. Ela disse que teve uma “boa conversa” com o presidente da Câmara Municipal de BH durante a campanha de 2022, quando ela concorreu ao Palácio do Planalto.

“Gabriel é daqueles jovens competentes e esperançosos, mas, acima de tudo, com uma capacidade de visão de município, de país, que poucos têm. É tudo que o Brasil precisa. É hora do Brasil voltar a ter não só sonhos, porque sonhos todos nós temos, mas voltar a ter esperança. A esperança, que leva à concretude, passa pela mão da juventude. O Gabriel representa os jovens brasileiros, que precisam estar na vida pública”, disse Tebet.

A ministra também se comprometeu a vir a BH no evento de lançamento da pré-candidatura de Gabriel Azevedo

próximo artigoZema lamenta morte de agentes da PF em queda de avião em BH: ‘Dia triste’
Artigo seguintePrefeito Gustavo Nunes sanciona lei que resguarda clubes de tiro desportivo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here