O mês de setembro de 2023 é marcado por um feriado nacional já na sua segunda semana. No dia 7 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Independência, data que marca os 201 anos do episódio contado nos livros de história no qual Dom Pedro I deu o “grito às margens do Ipiranga”.

Nesse mesmo dia, porém há 100 anos, surgia a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, precursora da icônica Rádio MEC AM, da Empresa Brasil de Comunicação. A data tem sido destaque nos veículos da EBC. Em abril, a Radioagência Nacional relembrou a assinatura da ata que colocaria a rádio no ar. No ano passado, veículos da EBC fizeram um especial sobre o evento que preparou a fundação da Rádio Sociedade: os 100 anos de rádio no Brasil. 

O mês de setembro também é marcado por eventos significativos fora das fronteiras brasileiras. No dia 11, lembramos o Golpe de Estado no Chile, um acontecimento que completa meio século e deixou profundas cicatrizes na história do país sul-americano. Na mesma data, ocorreu a morte de Salvador Allende, médico, político e ex-presidente chileno. Em 2013, o Portal EBC fez uma cronologia do que ocorreu nesta data. 

Dias depois, em 23 de setembro, a morte do poeta Pablo Neruda também completa 50 anos. Neste ano, cientistas concluíram que ele morreu envenenado e não por câncer de próstata, ao contrário do que apontavam relatórios oficiais do então recém-implantado regime no Chile. 

Neste ano, o 23 de setembro também é marcado pelo equinócio de primavera no Hemisfério Sul. Em 2023, a nova estação começa às 3h50. 

Fonte: Agência Brasil

próximo artigoTecnologia para tratar câncer de pele é aprovada para uso no SUS
Artigo seguinteVacinação brasileira é modelo para o mundo, mas enfrenta desafios

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here