Neste dia 06 de abril, celebra-se o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Brasil e o Dia Mundial da Atividade Física. Essas datas buscam conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e de praticar exercícios físicos regularmente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

No Brasil, o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida foi instituído em 2012, por meio da Lei nº 12.981. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, combate ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool, entre outros.

Já o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em todo o mundo desde 2002, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem como objetivo promover a prática regular de exercícios físicos como forma de prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Segundo a OMS, cerca de 80% da população mundial não pratica atividade física suficiente para obter benefícios à saúde. A falta de atividade física está associada a mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo. Por isso, é fundamental que as pessoas adotem hábitos saudáveis e pratiquem atividades físicas regularmente.

Além dos benefícios para a saúde física, a prática de exercícios também traz benefícios para a saúde mental, como redução do estresse e da ansiedade, melhora do humor e da autoestima, entre outros.

Neste dia, as autoridades de saúde e os profissionais da área buscam incentivar a população a adotar hábitos saudáveis e a praticar exercícios físicos regularmente. Ações como campanhas publicitárias, eventos esportivos e atividades físicas em grupo são algumas das iniciativas que podem ser realizadas para conscientizar a população sobre a importância da promoção da saúde e da qualidade de vida.

próximo artigoCampanha de vacinação contra a gripe é antecipada em Santana do Paraíso; confira os grupos prioritários
Artigo seguinteDisque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here