A Assembleia Nacional do Vietnã elegeu nesta quinta-feira Vo Van Thuong como presidente, o sucessor de Nguyen Xuan Phuc, que renunciou em meio a uma campanha de combate à corrupção.

A nomeação de Vo Van Thuong, 52 anos, ocorreu em meio à agitação política no Vietnã, onde o Partido Comunista vive um expurgo anticorrupção e lutas internas que provocaram a saída de vários ministros.

Thuong foi o único candidato ao cargo e recebeu os votos de 487 dos 488 deputados para um período que vai até 2026, segundo a imprensa estatal.

“É uma honra imensa e uma grande missão”, afirmou o novo presidente, que se declarou “decidido a lutar contra a corrupção”.

O Vietnã é governado sob o controle severo do Partido Comunista, que oficialmente é liderado pelo secretário-geral, o presidente e o primeiro-ministro.

Thuong é considerado um aliado do secretário-geral Nguyen Phu Trong, o homem mais poderoso no partido e idealizador da campanha anticorrupção.

A campanha provocou a detenção de dezenas de autoridades. Muitas denúncias estão relacionadas com a resposta do Vietnã à pandemia de covid-19.

próximo artigoAtlético-MG avança para terceira fase prévia da Copa Libertadores
Artigo seguintePrefeitura de Ipatinga coloca em prática projeto-piloto de programa de limpeza pública