A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), iniciou na tarde desta quarta-feira (1), no bairro Bethânia, o projeto-piloto do novo programa de limpeza urbana que será implementado ainda este mês no município.

 

Intitulado “Ipatinga unida pela limpeza”, o programa pretende abranger todas as regiões da cidade com uma atuação massiva de várias equipes de trabalho. Acontecerão ações de limpeza completa das praças e vias públicas, varrição e coleta, lavagem de equipamentos e monumentos públicos, raspagem mecanizada de terra e areia nas sarjetas, capina e roçada de canteiros centrais e ruas, coleta e transporte de resíduos volumosos como entulho, entre outros.

Segundo o prefeito Gustavo Nunes, o projeto-piloto tem o objetivo de dimensionar qual será a necessidade adicional de homens e máquinas para cumprir todo o planejamento no prazo pré-estabelecido.

“O novo projeto de limpeza traduz a preocupação da nossa gestão com ações mais eficazes de manutenção da cidade, zelando por sua estética, a  preservação do meio ambiente e o cuidado com o bem-estar dos munícipes. Manter a cidade limpa é um ato de cidadania e dever de todos, além de aumentar a segurança nos deslocamentos de pessoas e veículos, estimular o turismo e comércio local. Ainda, significa evitar o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças”, explica o prefeito.

O projeto-piloto se estenderá durante os próximos dez dias, período em que todas as equipes de limpeza de Ipatinga serão deslocadas para atender prioritariamente a região do bairro Bethânia. E na próxima semana será divulgada a programação completa para o restante do mês de março, apontando os novos bairros a serem atendidos.

Demandas extras

Durante os meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro deste ano, as equipes locais de limpeza tiveram que lidar com uma série de demandas extras, dedicando-se à redução dos impactos causados pelas chuvas intensas que atingiram a cidade. Entre outras consequências do tempo instável, a vegetação experimentou um crescimento bastante acima do normal, detritos foram carreados pelas enxurradas para os cursos hídricos, e isso tornou ainda mais desafiadora a tarefa de manutenção das áreas públicas da cidade.

próximo artigoVietnã designa presidente em plena ofensiva contra corrupção
Artigo seguinteJornada da Psiquiatria chega a 5ª edição abordando o Suicídio
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários