A derrota para o Palmeiras, na última rodada do primeiro turno do Brasileirão, trouxe um saldo negativo para o Cruzeiro que vai além da sequência de cinco jogos sem vitória no campeonato. Logo aos quatro minutos de jogo, Mateus Vital sofreu uma luxação no ombro direito, que deve impossibilitar o atleta de atuar nas próximas rodadas da competição.  

A ausência do jogador entre as opções de Pepa forçou o treinador português a voltar com Filipe Machado, que era o dono da posição, antes daquele jogo. A escolha deixou o time novamente com três volantes em campo, fato que aconteceu outras duas vezes na competição.  

A primeira vez em que Pepa fez a escolha por três jogadores com características mais defensivas no meio de campo da Raposa foi no jogo contra o Athletico Paranaense. E curiosamente o time celeste foi eficaz no ataque, mas sofreu defensivamente. O placar de 3 a 3 refletiu os problemas na defesa estrelada e reforçou o poderio do ataque cruzeirense.  

Na partida seguinte, duelo contra o líder Botafogo, novamente Jussa, Machado e Lucas Silva formaram o trio titular. Dessa vez a Raposa não sofreu defensivamente, porém não produziu no ataque.  

A questão é que nas duas partidas o trio tinha a companhia de um quarto elemento no meio. Contra o Athletico foi Mateus Vital e contra o Botafogo Matheus Pereira. Com a contusão da dupla, Pepa terá que recorrer a Nikão ou Daniel Júnior, únicas opções ofensivas de armação de jogadas, se quiser manter o esquema com quatro homens no meio-campo.  

Outra opção de Pepa, e mais utilizada pelo treinador, é manter o esquema com três atacantes. A partir dessa quinta (17/08), o comandante estrelado começa a definir qual jogador será o substituto de Vital. Machado formará o meio com Jussa e Lucas Silva, ou um meia de criação será o escolhido? A resposta precisa ser certeira, já que o time celeste vem de uma longa sequência sem vitória e também não venceu no Mineirão, neste ano de 2023.   

próximo artigoAtlético tentará, contra o Vasco, igualar melhor sequência neste Brasileirão
Artigo seguinteAuxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai à sanção

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here