Sorteio dos grupos da Libertadores da América acontece nesta sexta-feira

Os times classificados para a Copa Libertadores de 2021 conhecerão suas jornadas nesta sexta-feira. A Conmebol realizará o sorteio da fase de grupos da competição às 13 horas (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

A atual edição do torneio conta com oito times brasileiros. São eles: Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Internacional e Grêmio. Porém, o Peixe e o Tricolor gaúcho precisam passar pela fase preliminar para confirmarem uma vaga na fase de grupos.

O sorteio também pode ter a presença de clubes do Brasil em todos os potes. Palmeiras, Flamengo e São Paulo se encontram no pote 1, enquanto Internacional e Atlético-MG aparecem no pote 2, e o Fluminense no pote 3. Caso Santos e Grêmio passem por seus respectivos adversários, vão garantir um lugar no pote 4.

O Alvinegro Praiano precisa superar o San Lorenzo-ARG para avançar até a fase de grupos. A equipe já realizou o jogo de ida e venceu por 3 a 1 na Argentina. O time gaúcho, por sua vez, ainda terá de fazer as duas partidas contra o Indepedendiente Del Valle-EQU para se classificar.

Apesar da distribuição dos potes, a Conmebol não permite que dois clubes do mesmo país se enfrentem na fase de grupos. A única exceção é se um deles confirmar uma vaga através das fases preliminares. Dessa forma, até duas equipes de nacionalidade igual podem disputar a competição na mesma chave.

VEJA OS POTES DO SORTEIO DA LIBERTADORES

Pote 1: Palmeiras, River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Flamengo, Cerro Porteño (PAR), Olimpia (PAR) e São Paulo.

Pote 2: Defensa y Justicia (ARG), Internacional, Atlético, Independiente Santa Fe (COL), Racing (ARG), LDU (EQU), Universidad Católica (CHI), Barcelona (EQU)

Pote 3: Vélez Sarsfield (ARG), Sporting Cristal (PER), América de Cali (COL), Fluminense, The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Táchira (VEN) e Argentinos Juniors (ARG)

Pote 4: Deportivo La Guaira (VEN), Unión La Calera (CHI), Always Ready (BOL), Rentistas (URU), Libertad (PAR) ou Atlético Nacional (COL), Independiente Del Valle (EQU) ou Grêmio, Bolívar (BOL) ou Junior Barranquilla (COL) e San Lorenzo (ARG) ou Santos

LIBERTADORES PAGARÁ AO CAMPEÃO MAIS DE 22 MILHÕES DE DÓLARES

Assim como ocorreu na Libertadores 2020, a edição da temporada 2021 promete pagar cifras altíssimas ao time que for campeão. Só na primeira fase, as equipes receberão um milhão de dólares por cada partida como mandante. Na decisão, o campeão embolsará somando todas as fases da Libertadores, desde a fase de grupos, 22,55 milhões de dólares. 

próximo artigoSobre instalação da ‘CPI da Covid’, Pacheco diz que ‘decisão judicial se cumpre’
Artigo seguinteCom gol na bacia das almas, América alcança empate com o Patrocinense, no Independência