Visitante só no papel. A tabela do Campeonato Mineiro aponta que o América atuará fora de casa no próximo sábado (3/2), às 16h30, contra o Itabirito, pela terceira rodada. Na prática, porém, o Coelho terá as vantagens de quem joga nos próprios domínios.

A partida será no estádio Independência, onde o alviverde manda seus duelos, pois também é lá que o Itabirito tem disputado os confrontos como mandante no Estadual.

Isso porque o estádio Estádio Coronel Afonso de Moura Castro, em Itabirito, onde o Gato do Mato atuou no Módulo II de 2023, não tem estrutura suficiente para os compromissos pelo Módulo I.

Antes do início do Mineiro, o clube do interior procurou o América, gestor do Independência, para firmar a parceria e jogar no estádio do Horto.

Conforme O Tempo Sports apurou, o acordo prevê que no embate entre os dois times o Coelho ficará com o vestiário da direita e o banco de reservas atrás de onde se posiciona um dos auxiliares de arbitragem, espaços normalmente usados pelos mandantes.

O que diz o regulamento

O regulamento do Campeonato Mineiro não considera que o fato de o Itabirito enfrentar o América no Independência seja uma inversão de mando de campo.

“As equipes do Villa Nova e do Itabirito poderão, respeitadas as demais regras do regulamento, jogar suas partidas nos estádios Independência e/ou Mineirão, em Belo Horizonte, independentemente do adversário, não se configurando esta situação como inversão de mando de campo”, diz o artigo 35 do regulemento.

O documento afirma que a regra se explica pela possibilidade de veto da TV Globo, dona dos direitos de transmissão do torneio, aos estádios dos dois clubes, além da proximidade de BH com Nova Lima, cidade-sede do Villa, e Itabirito.

próximo artigoOzempic: OMS alerta para aumento de falsificações
Artigo seguinteVaga de Neris em disputa no Cruzeiro; veja opções de Larcamón para o clássico