Sem um técnico oficial e sem o lesionado Neymar, o Brasil terá seu último teste antes do início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra o Senegal, de Sadio Mané, nesta terça-feira (20/6), em amistoso em Lisboa, às 16h (de Brasília). A seleção brasileira voltará a ser dirigida por Ramon Menezes, o técnico do sub-20 que comandou os dois jogos da equipe principal após a eliminação no Mundial do Catar.

Sem substituto para Tite, embora a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sonhe com a contratação do italiano Carlo Ancelotti, Ramon foi o técnico interino na derrota por 2 a 1 para o Marrocos, em março, em Tânger, e na vitória por 4 a 1 sobre a Guiné, no sábado em Barcelona. 

Sob seu comando, a seleção sofreu com os mesmos problemas que a afligiram durante os seis anos da “era Tite” (2016-22): pouca criatividade e brilho, mas contra os guineenses mostrou poder ofensivo. “Vamos entrar muito forte contra Senegal, com certeza”, avisou Ramon, sobre o duelo que será disputado no estádio José Alvalade às 16h (horário de Brasília), do Sporting de Portugal.

À espera de Ancelotti

As conversas para fechar um acordo com Ancelotti “estão bem encaminhadas” e “as perspectivas são muito positivas”, disse à AFP uma fonte próxima às negociações no Brasil. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, garante que até o final do mês haverá um anúncio oficial sobre a possível chegada de Ancelotti, seu “plano A” para substituir Tite.

A mídia brasileira diz que é possível que o técnico do Real Madrid seja apontado como treinador, mas que só assuma em janeiro ou junho de 2024, quando seu contrato com os espanhóis termina. Caso isso aconteça, a Seleção ficaria sem um técnico oficial nas seis primeiras partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para Estados Unidos, México e Canadá-2026. 

O Brasil estreia contra Bolívia e Peru em setembro, e depois terá rodadas duplas em outubro (Venezuela e Uruguai) e novembro (Colômbia e Argentina). Em 2024, os primeiros jogos serão em setembro. “Ajudar a Seleção Brasileira para mim é um prazer e um privilégio. Meu foco agora é o Senegal”, disse Ramon Menezes, que pode continuar como interino até a chegada de um técnico oficial.

Foco no Senegal

Concentrado no Senegal, seleção que foi eliminada pela Inglaterra nas oitavas de final da Copa do Catar, Ramon planeja recuperar os jogadores que tiveram mais minutos na vitória contra Guiné, onde houve atos antirracistas após os vários ataques sofridos por Vinícius Júnior na Espanha.

A Seleção deve manter o time que derrotou Guiné, com Ederson no gol, Marquinhos na zaga, Casemiro no meio e um ataque com Vini e Richarlison.

Rodrygo, que foi titular no sábado, não treinou nesta segunda-feira e, em caso de desfalque, será substituído por Malcom, conforme foi visto no último treino. O goleiro Alisson deve ficar de fora novamente devido a uma pancada na mão esquerda. 

Vini e Rodrygo marcaram contra os ‘Elefantes Nacionais’, mas a equipe parece ter sentido falta da criatividade de Neymar, que está afastado dos gramados desde fevereiro devido a uma lesão no tornozelo direito. “A preparação para a Copa já começa agora para nós. É sempre importante vencer”, disse o capitão Casemiro ao canal SporTV no sábado.

Os ‘Leões’ comandados por Aliou Cissé, campeões africanos em 2021, serão provavelmente um desafio maior que a Guiné (79ª no ranking da Fifa). 

Apesar de terem empatado (1-1) com o Benim, no sábado, em jogo das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, em que sua presença já está assegurada, os senegaleses têm um time mais forte, liderado em campo por Mané, Kalidou Koulibaly e Nico Jackson. 

Essa partida ficou marcada pela morte de dois torcedores, após uma avalanche humana no estádio em Cotonou, onde foi disputado o jogo.

Prováveis escalações

Brasil: Ederson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Ayrton Lucas, Casemiro, Joelinton, Lucas Paquetá, Rodrygo (Malcom), Richarlison e Vinicius Júnior. Técnico: Ramon Menezes

Senegal: Seny Dieng, Formose Mendy, Kalidou Koulibaly, Abdou Diallo, Ismail Jakobs, Pathé Ciss, Pape Gueye, Krépin Diatta, Ismaila Sarr, Nico Jackson e Sadio Mané. Técnico: Aliou Cissé

próximo artigoTDI: A síndrome das várias personalidades
Artigo seguinteCemig moderniza a rede elétrica do bairro Horto, em Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here