Cerca de 1.300 pequenos comércios, supermercados, shoppings e empresas de médio e grande porte já ingressaram no mercado livre de energia por meio da Cemig, usando fontes 100% renováveis e com até 35% de desconto na conta de luz. Esses estabelecimentos são do Grupo A – aqueles atendidos em média tensão (13,8 mil volts).

Até o início de 2024, apenas empresas de alta tensão (acima de 36 mil volts) poderiam ingressar no mercado livre de energia, como Usiminas e Vale, por exemplo. Mas essa realidade mudou e a Cemig até criou um site específico para atrair esses potenciais clientes (energialivre.cemig.com.br), que não necessariamente precisam estar em Minas Gerais.

“Nossa intenção é alcançar 20% de um mercado potencial de 150.000 clientes. E não só em Minas, no caso da energia livre nós podemos atingir todo o Brasil”, explica o vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa.

O site de e-commerce da Cemig permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados, até a contratação da energia, na modalidade varejista.

Recentemente, a Cemig fechou contratos no mercado livre de energia com grandes empresas de diversos segmentos, como a mineradora Sigma Lithium, a Tora Transportes e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia.

Além da redução imediata do preço da energia comercializada, a negociação com a Cemig a partir de fontes renováveis possibilita ao cliente uma economia alinhada às práticas de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance).

“A adesão ao mercado livre de energia proporciona às empresas vantagens competitivas em sua área de atuação e também destaca o compromisso com as melhores práticas sustentáveis, que é uma preocupação muito crescente em nossa sociedade”, comenta o diretor da Cemig.

Com o objetivo de incentivar mais empresas a aderirem o mercado livre de energia, a Cemig firmou parcerias com várias empresas e associações de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) para que os associados ou indicados por essas entidades conheçam e contratem o Energia Livre Cemig.

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que o cliente tenha liberdade na escolha do fornecedor de energia, possibilitando aquisição do produto a preços inferiores aos do Ambiente de Contratação Regulado (ACR), também conhecido como mercado cativo.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), nos últimos 20 anos, o ambiente de contratação livre foi responsável por uma redução acumulada de gastos de energia da ordem de R$339 bilhões, sendo R$41 bilhões somente em 2022.

Energia Limpa e renovável

Além de ter uma significativa redução no valor da conta de energia, as empresas que aderem ao mercado livre de energia contribuem para a descarbonização no Estado, uma vez que compram energia oriunda das principais hidrelétricas e dos parques eólicos da empresa.

Esse atributo de sustentabilidade adiciona valor às empresas contratantes e aos seus produtos, seguindo as premissas da atual agenda ESG .

Neste sentido, a Cemig já emitiu, desde 2019, mais de 12 milhões de certificados de energia renovável para seus clientes no mercado livre de energia.

Esses títulos comprovam que a energia produzida e posteriormente consumida pelos clientes é proveniente de uma fonte renovável e rastreável, livre da emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

próximo artigoEm 2028, Petrobras começará a separar petróleo do CO2 no fundo do mar
Artigo seguinteVieira rebate chanceler de Israel que criticou Lula: “revoltante”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here