Nas redes sociais se multiplicam as promessas milagrosas para destravar a carreira ou liberar o potencial máximo na vida profissional. No entanto, uma solução já consolidada permanece a mais confiável: o aprendizado contínuo. Foi assim que a empresária Mariane Aline Moura Carneiro, de 32 anos, galgou vários degraus na carreira dela.

Em 2015, Mariane trabalhava como líder de vendas em uma academia. Focada em melhorar seu rendimento na empresa, a empresária fez um curso gratuito sobre marketing no Senac. “Eu gerenciava uma equipe de vendas e estava procurando uma forma de melhorar meu resultado. Isso me ajudou muito, as vendas melhoraram”, relata.

Com graduação em gastronomia, Mariane percebeu que o trabalho na academia não seria suficiente para que ela atingisse seus objetivos. Foi então que ela tomou coragem e decidiu largar o emprego fixo para trabalhar por conta própria. Seguindo na mentalidade de sempre se aprimorar, Mariane buscou conhecimentos sobre redes sociais e fotografia e, assim, abriu sua própria empresa de refeições por delivery. “Consigo estudar os meus concorrentes, ver os pontos fracos e pontos fortes, exatamente para saber como eu consigo sobressair. Graças a Deus, tem dado muito certo”, comemora. No entanto, a jornada de Mariane não está concluída. Ela continua se aprofundando no estudo de empreendedorismo e de gastronomia e sonha em ter um restaurante aberto ao público.

Como dar o próximo passo
Além de aprimorar as próprias capacidades, o analista Guilherme Lima, do Senac Minas – Rede de Carreiras, destaca também a importância de ter atenção ao mercado em que está inserido. “Hoje em dia, os aspectos relacionados ao mundo do trabalho mudam praticamente do dia pra noite. Então, tem que estar atualizado sobre qual é a tendência de determinada área, qual é o perfil profissional que aquela área necessita naquele momento”, explica.
Referência em educação técnica, o Senac oferece uma série de capacitações gratuitas. O Programa Senac de Gratuidade destina-se a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos. Saiba mais em www.ead.senac.br/gratuito/.

A mentora de carreira Lívia Reis destaca outro ponto de atenção para quem quer avançar na carreira: o marketing pessoal. Segundo a especialista, ter uma boa relação com colegas, participar de congressos e manter o LinkedIn atualizado são ferramentas essenciais.

Meta: realização pessoal

Quando o assunto é mudança de carreira, um consenso entre os especialistas é que o ideal é buscar a realização pessoal no novo trabalho. Foi justamente o que motivou Bárbara Fernandes Malvar, de 35 anos, a largar uma carreira de dez anos como advogada para atuar como terapeuta. No início do ano passado, ela pediu demissão da empresa em que estava em ascensão para perseguir o sonho de trabalhar como mentora de relacionamento.

Uma desilusão amorosa, em 2017, levou Bárbara a buscar conhecimento sobre as formas de terapia. “Comecei a entrar no mundo do autoconhecimento. E fui levando isso para o direito, para minha carreira, em que fui crescendo, porque eu estava conhecendo minhas habilidades. Só que eu cheguei num ponto em que senti que ali eu não conseguiria mais expandir nem continuar fazendo de uma forma que faria sentido para mim. Foi aí que eu resolvi sair da empresa e comecei no ramo terapêutico”, relembra.

Bárbara conta que a decisão não foi totalmente livre de inseguranças e medos. Mas, para ela, a nova profissão fazia tanto sentido, que sua dedicação foi firme e os resultados acabaram sendo frutíferos. “Em dois meses eu já estava ganhando o que eu ganhava em oito anos na antiga empresa. Daí para a frente, eu só fui crescendo, aprimorando, me estruturando, fazendo mais cursos”, afirma Bárbara.

próximo artigoMesmo com queda da Selic, 6 maiores bancos do Brasil mantêm juros ao consumidor
Artigo seguintePrefeitura de Ipatinga incrementa novas ações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here