A Secretaria de Saúde de Ipatinga comemorou nesta quarta-feira (23) o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 25 de novembro. A data foi marcada por diversas ações em homenagem aos voluntários e, também, mobilizações para incentivar o ato de solidariedade.

O evento principal aconteceu no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e contou ainda com palestra da médica responsável pela Agência Transfusional do HMEM, Elisa Heleno Russo. Na ocasião, a profissional reforçou a importância da doação de sangue, principalmente nesta época de fim de ano, quando a procura costuma ser maior em função de uma série de fatores.

“Além de agradecer a solidariedade de quem já é doador, o evento serviu para sensibilizar a sociedade sobre a importância desse gesto. No fim de ano, em especial, precisamos sempre ampliar o número de doações, já que este é o período que antecede as festas e férias escolares. É uma época em que, tradicionalmente, há aumento da demanda, enquanto o comparecimento de doadores, infelizmente, diminui. Contamos com o apoio de cada cidadão para salvar milhares de vidas”, disse Elisa.

O prefeito Gustavo Nunes aproveitou a data especial para reforçar que, com o início da reforma do HMEM, que começou nesta quarta-feira, está prevista a implantação de um posto avançado de coleta externa de sangue a partir de um convênio de cooperação com a Fundação Hemominas. “Fico muito feliz em poder dar essa notícia aos munícipes de Ipatinga. A implantação do posto de coleta vai proporcionar mais conforto às pessoas que se prontificam a fazer esse gesto solidário”, ressaltou. 

Logística

A coleta do sangue é realizada no Hemocentro Regional de Governador Valadares, ligado à Fundação Hemominas. O município garante o transporte à cidade vizinha em veículo próprio, com 14 vagas, além de cuidar da alimentação dos doadores. Isso é feito uma vez por semana, nas quintas-feiras, com saída às 7h do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), que fica localizado no bairro Cidade Nobre. O retorno se dá por volta das 14h.

Critérios para doação

Para doar, a pessoa deve ter tido bom sono na noite anterior, dormindo pelo menos 6h, e não fazer uso de bebida alcoólica. No dia, a orientação é para tomar café ao acordar, porque não é realizada doação em jejum. 

Os voluntários devem levar documento de identidade original, que pode ser o próprio RG, a carteira de trabalho ou carteira de motorista.

A pessoa deve estar bem de saúde, sem resfriado ou gripe. Quem teve Covid deve aguardar 30 dias após a cura para doar, e aqueles que tiveram contato com alguém positivo para Coronavírus devem esperar 15 dias.

O uso de medicamentos, assim como tratamentos dentários e cirurgias recentes, devem ser informados à Agência Transfusional para que sejam seguidos os protocolos da unidade. No geral, a pessoa que for doar deve ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde. Outros critérios são explicados pessoalmente pela equipe ou pelo telefone.

próximo artigoSérvia volta a encontrar o Brasil em uma Copa do Mundo
Artigo seguintePrefeitura de Santana do Paraíso transmitirá jogo do Brasil na Praça da Matriz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here