A Secretaria de Saúde de Ipatinga comemorou nesta quarta-feira (23) o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 25 de novembro. A data foi marcada por diversas ações em homenagem aos voluntários e, também, mobilizações para incentivar o ato de solidariedade.

O evento principal aconteceu no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e contou ainda com palestra da médica responsável pela Agência Transfusional do HMEM, Elisa Heleno Russo. Na ocasião, a profissional reforçou a importância da doação de sangue, principalmente nesta época de fim de ano, quando a procura costuma ser maior em função de uma série de fatores.

“Além de agradecer a solidariedade de quem já é doador, o evento serviu para sensibilizar a sociedade sobre a importância desse gesto. No fim de ano, em especial, precisamos sempre ampliar o número de doações, já que este é o período que antecede as festas e férias escolares. É uma época em que, tradicionalmente, há aumento da demanda, enquanto o comparecimento de doadores, infelizmente, diminui. Contamos com o apoio de cada cidadão para salvar milhares de vidas”, disse Elisa.

O prefeito Gustavo Nunes aproveitou a data especial para reforçar que, com o início da reforma do HMEM, que começou nesta quarta-feira, está prevista a implantação de um posto avançado de coleta externa de sangue a partir de um convênio de cooperação com a Fundação Hemominas. “Fico muito feliz em poder dar essa notícia aos munícipes de Ipatinga. A implantação do posto de coleta vai proporcionar mais conforto às pessoas que se prontificam a fazer esse gesto solidário”, ressaltou. 

Logística

A coleta do sangue é realizada no Hemocentro Regional de Governador Valadares, ligado à Fundação Hemominas. O município garante o transporte à cidade vizinha em veículo próprio, com 14 vagas, além de cuidar da alimentação dos doadores. Isso é feito uma vez por semana, nas quintas-feiras, com saída às 7h do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), que fica localizado no bairro Cidade Nobre. O retorno se dá por volta das 14h.

Critérios para doação

Para doar, a pessoa deve ter tido bom sono na noite anterior, dormindo pelo menos 6h, e não fazer uso de bebida alcoólica. No dia, a orientação é para tomar café ao acordar, porque não é realizada doação em jejum. 

Os voluntários devem levar documento de identidade original, que pode ser o próprio RG, a carteira de trabalho ou carteira de motorista.

A pessoa deve estar bem de saúde, sem resfriado ou gripe. Quem teve Covid deve aguardar 30 dias após a cura para doar, e aqueles que tiveram contato com alguém positivo para Coronavírus devem esperar 15 dias.

O uso de medicamentos, assim como tratamentos dentários e cirurgias recentes, devem ser informados à Agência Transfusional para que sejam seguidos os protocolos da unidade. No geral, a pessoa que for doar deve ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde. Outros critérios são explicados pessoalmente pela equipe ou pelo telefone.

próximo artigoSérvia volta a encontrar o Brasil em uma Copa do Mundo
Artigo seguintePrefeitura de Santana do Paraíso transmitirá jogo do Brasil na Praça da Matriz