A campanha de Lula tem cotado o nome de Maria Luiza Ribeiro Viotti para comandar o Itamaraty, caso vença as eleições de outubro. Essa seria uma decisão inédita, pois o país nunca teve uma mulher no comando da política externa.

De acordo com o jornal Estadão, a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti é um nome de confiança do ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim. Além dele, outra sugestão ao nome de Maria foi feita pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), no jantar do Grupo Prerrogativas, quando houve o primeiro encontro entre o ex-presidente e o atual vice, Geraldo Alckmin (PSB-SP).  

Outro nome cotado estrategicamente para o cargo é o de Marina Silva (Rede-AC), que concorrerá a deputada federal nessa eleição. Apesar dela não ser diplomata de carreira, a ideia surgiu por causa do apelo da ex-ministra com a pauta ambiental, inclusive reconhecido internacionalmente.

Lula prevê que esse será um tema essencial para um futuro governo, já que ficou marcado negativamente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, há acordos comerciais e fundos sobre o tema a serem resgatados. 

O ex-presidente defende a renovação da cúpula no eventual governo, por isso planeja posicionar uma mulher para o ministério. A indicação de qualquer uma das duas seguiria um movimento iniciado pelo Congresso Nacional — e incentivado por Amorim — de mais protagonismo feminino na diplomacia brasileira. 

próximo artigoPrefeito de Ipatinga propõe redução histórica nas passagens de ônibus
Artigo seguintePolícia Civil incinera drogas em Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here