Construção de rampas obedece a legislação federal, que determina que 2% das vagas ofertadas em estacionamentos sejam destinadas a portadores de deficiência física

Após oito anos de existência da Lei de Acessibilidade em Ipatinga, duas rampas de acesso a cadeirantes foram construídas no complexo do Parque Ipanema. Elas podem ser encontradas na avenida Burle Marx: uma delas nas proximidades do estádio Ipatingão (onde existe uma vaga exclusiva para deficientes físicos) e outra na altura do kartódromo Emerson Fitipaldi. A administração municipal de Ipatinga adianta que outras duas vagas destinadas a deficientes físicos serão regulamentadas na área no Parque.

Os serviços foram executados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). A sinalização viária (vertical e horizontal) está a carga da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

As rampas são uma exigência de lei sancionada em janeiro de 2010, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

Intervenções são realizadas nas proximidades do estádio Ipatingão e do kartódromo

 Acessos

O único local de acesso a cadeirantes que existia antes era pela entrada principal do Parque, próximo ao galpão. As rampas no complexo de lazer foram implantadas na semana passada.  Para a construção dos acessos, foram abertos espaços de dois metros de largura nos meios-fios – a exigência mínima é de 1,20m para área de circulação. O acesso do cadeirante é facilitado ainda por uma pavimentação que liga as rampas ao interior do Parque.

“Ao todo, agora são três pontos de acessibilidade que irão atender a demanda no Parque Ipanema. Estamos obedecendo ao que preconiza a legislação federal, que determina a disponibilização de 2% das vagas ofertadas em estacionamentos ao portador de deficiência física”, explica Tayrone Lagares de Andrade, diretor do Departamento de Transporte e Trânsito da Sesuma.

FONTE: SECOM/PMI

próximo artigoVereadores destacam projeto de inclusão social do Oriente
Artigo seguintePolíticos de Fabriciano receberam prêmios de empresas suspeitas de vender honrarias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here