Entidades que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação vão de agências de checagem de informações a redes sociais

Diante do fenômeno das fake news, problema amplamente discutido em 2018 e que voltou a ser pauta no contexto de eleições para o pleito de 2020, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) firmou parcerias com mais de 50 entidades para combater a desinformação.

As entidades públicas e privadas que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, criado pelo TSE, vão de agências de checagem de informações a redes sociais.

Ao menos nove agências de checagem se uniram ao órgão para formar a “Coalizão para Checagem – Eleições 2020”, com as informações sendo constantemente checadas e publicadas na página Fato ou Boato.

Entre as redes sociais que se tornaram parceiras do TSE contra as notícias falsas estão Facebook, WhatsApp, Twitter, Tik Tok e Instagram.

O WhatsApp criou um formulário para que o eleitor possa denunciar contas suspeitas de enviar disparos em massa – basta acessá-lo neste link. Além disso, o aplicativo desenvolveu uma plataforma para incentivar e auxiliar a circulação de informações verídicas. Para isso, é necessário adicionar o número (61) 9637-1078 nos contatos e conversar com o canal pelo próprio app.

O Tik Tok, uma das mais recentes plataformas a fechar parceria contra as fake news, garantiu que criará uma página para divulgação de informações confiáveis nas eleições de 2020, além de oferecer um curso de capacitação à equipe de comunicação do TSE para o uso do aplicativo.

Já o Facebook desenvolveu o Megafone, ferramenta que divulgará mensagens relacionadas à organização do pleito e medidas de segurança sanitária contra covid-19. As informações estarão disponíveis no feed de notícias da rede social.

No Twitter, toda vez que um usuário pesquisar por temas a respeito da eleição, o resultado inicial da busca será uma notificação com acesso à página do TSE com informações sobre o pleito de 2020.

O Google, por sua vez, oferece recursos para ajudar os eleitores no acesso a informações oficiais sobre as eleições. No topo das pesquisas relacionadas ao pleito de 2020, estará destacado o painel ‘Como votar’, levando o usuário a uma página da Justiça Eleitoral. Para acessá-la, basta clicar aqui.

Além das redes sociais, o Programa de Enfrentamento à Desinformação conta com apoio de empresas de comunicação, órgãos públicos, partidos políticos e provedores de mensagem.

próximo artigoOMS aponta redução na taxa de infecção entre profissionais da saúde
Artigo seguinteTSE concede liminar que suspende inelegibilidade de Crivella no Rio

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here