A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apurou, nesta quarta-feira (27), crime cometido por um homem que divulgava falsas informações pela internet, as chamadas “fake news”, na cidade de Santa Margarida, na Zona da Mata.

O indivíduo usava um perfil falso e, por meio de anonimato, caluniava e difamava funcionários públicos e, consequentemente, prejudicava a Administração Pública. Segundo apurado, a intenção dele era prejudicar adversários políticos.

O Delegado Felipe de Ornelas Caldas explica que as investigações tiveram início no começo deste ano e, por meio de ordens judiciais, foi possível identificar o envolvido. Este será ouvido pela PCMG e responderá na Justiça pelos crimes de calúnia, com pena de detenção de até dois anos, e difamação, com pena de até um ano. “Esses crimes têm a pena aumentada em 1/3 por ser contra funcionário público e aumentada em mais 1/3 por ser cometido em meio que propicia a divulgação (redes sociais)”, detalhou.

A PCMG continua as investigações para identificar outros envolvidos, aqueles que compartilharam as falsas notícias, o que também é crime. “Todas essas pessoas responderão à Justiça pelos crimes cometidos”, garante o Delegado.

Felipe aproveita para orientar a população: “não confie em tudo que receber ou ler em redes sociais ou aplicativos. Cheque a informação. Confie em veículos sérios de comunicação. Compartilhar notícias falsas, sabendo disso, também é crime”, alertou.

próximo artigoGolpes na internet e por telefone crescem nestes tempos de ‘fique em casa’
Artigo seguintePCMG investiga atentado contra presidente da Câmara de Ubaporanga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here