Os mutirões acontecem nos fins de semana (Foto: divulgação/ PMT)

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo encaminhou pacientes para mutirão de cirurgias de catarata no mês de janeiro. Nos dias 11, 12 e 18, foram realizados 80 procedimentos cirúrgicos no Hospital e Maternidade Vital Brazil. É feita a cirurgia de uma vista de cada vez, para colocação uma lente fixa no olho do paciente que irá ajudá-lo a enxergar. 

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Morais, o município programou a compra de 30 cirurgias por mês em 2020.  “Quem faz a primeira cirurgia é sempre contemplado para o próximo agendamento. Além de reduzir a fila de espera, devolvemos a visão com mais qualidade ao paciente o quanto antes”, afirma. Em 2019, o município realizou 400 cirurgias de catarata.

A catarata é uma doença que promove uma alteração no chamado cristalino, que é uma das principais lentes do nosso olho, sendo responsável por focar a imagem que vemos. É comum a lente se tornar mais opaca com o avançar da idade devido ao envelhecimento natural do organismo humano. Entre os sintomas mais comuns estão a visão ruim à noite, os olhos sensíveis à luz e a visão escurecida. Isso acontece porque o cristalino, a camada que envolve os olhos de todas as pessoas, começa a engrossar, dificultando a visão.

Nos casos mais avançados, os olhos ficam na cor branco-azulada. O maior risco, no entanto, é a cegueira, que pode acontecer quando o tratamento não é feito. Não existe prevenção para a catarata.



próximo artigoFalta de material suspende temporariamente testes de leishmaniose em Ipatinga
Artigo seguinteIpatinga conclui hoje pagamento do 13º salário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here