Pacientes realizam cirurgia de catarata em Timóteo

Os mutirões acontecem nos fins de semana (Foto: divulgação/ PMT)

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo encaminhou pacientes para mutirão de cirurgias de catarata no mês de janeiro. Nos dias 11, 12 e 18, foram realizados 80 procedimentos cirúrgicos no Hospital e Maternidade Vital Brazil. É feita a cirurgia de uma vista de cada vez, para colocação uma lente fixa no olho do paciente que irá ajudá-lo a enxergar. 

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Morais, o município programou a compra de 30 cirurgias por mês em 2020.  “Quem faz a primeira cirurgia é sempre contemplado para o próximo agendamento. Além de reduzir a fila de espera, devolvemos a visão com mais qualidade ao paciente o quanto antes”, afirma. Em 2019, o município realizou 400 cirurgias de catarata.

A catarata é uma doença que promove uma alteração no chamado cristalino, que é uma das principais lentes do nosso olho, sendo responsável por focar a imagem que vemos. É comum a lente se tornar mais opaca com o avançar da idade devido ao envelhecimento natural do organismo humano. Entre os sintomas mais comuns estão a visão ruim à noite, os olhos sensíveis à luz e a visão escurecida. Isso acontece porque o cristalino, a camada que envolve os olhos de todas as pessoas, começa a engrossar, dificultando a visão.

Nos casos mais avançados, os olhos ficam na cor branco-azulada. O maior risco, no entanto, é a cegueira, que pode acontecer quando o tratamento não é feito. Não existe prevenção para a catarata.