Saúde no prato é saúde no corpo
Você sabia que as cores dos alimentos identificam os nutrientes presentes em sua composição?
Entenda mais sobre os benefícios de cada cor e adote uma alimentação bem colorida no seu dia a dia!

Alimentos marrons

São representados pelos cereais integrais e sementes oleaginosas. Os cereais são ricos em fibras, que regulam o funcionamento do intestino e ajudam a controlar o colesterol e diabetes. As oleaginosas, por sua vez, são excelentes fontes de selênio e vitamina E, que possuem função antioxidante, anticoagulante e contra fadiga.

Alimentos roxos

A pigmentação está relacionada à presença de vitamina B1, essencial para a transformação dos carboidatros e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus bebefícios está o aumento da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, músculos e coração.

Alimentos amarelados e alaranjados

Indicam a presença de betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Também são ricos em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno da pele.

Alimentos brancos

Ricos em minerais como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos, e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.

Alimentos vermelhos

A cor avermelhada é consequência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Também possui vitamina C, que oferece proteção contra doenças e estresse.

Alimentos verdes

A cor verde é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Mas estes alimentos também possuem quantidades de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio.

próximo artigoI Fest Voo e Escalada em Itabira reúne apaixonados por um dos esportes mais praticados
Artigo seguinteMG terá de qualificar mais de um milhão de trabalhadores em profissões industriais até 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here