Saúde no prato é saúde no corpo
Você sabia que as cores dos alimentos identificam os nutrientes presentes em sua composição?
Entenda mais sobre os benefícios de cada cor e adote uma alimentação bem colorida no seu dia a dia!

Alimentos marrons

São representados pelos cereais integrais e sementes oleaginosas. Os cereais são ricos em fibras, que regulam o funcionamento do intestino e ajudam a controlar o colesterol e diabetes. As oleaginosas, por sua vez, são excelentes fontes de selênio e vitamina E, que possuem função antioxidante, anticoagulante e contra fadiga.

Alimentos roxos

A pigmentação está relacionada à presença de vitamina B1, essencial para a transformação dos carboidatros e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus bebefícios está o aumento da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, músculos e coração.

Alimentos amarelados e alaranjados

Indicam a presença de betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Também são ricos em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno da pele.

Alimentos brancos

Ricos em minerais como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos, e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.

Alimentos vermelhos

A cor avermelhada é consequência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Também possui vitamina C, que oferece proteção contra doenças e estresse.

Alimentos verdes

A cor verde é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Mas estes alimentos também possuem quantidades de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio.

próximo artigoI Fest Voo e Escalada em Itabira reúne apaixonados por um dos esportes mais praticados
Artigo seguinteMG terá de qualificar mais de um milhão de trabalhadores em profissões industriais até 2023
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários