Palestra contextos Conteporâneos será ministrada por Eduardo de Jesus (Foto: divulgação)

Com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Minas Gerais, o projeto Artes Visuais no Vale do Aço promove o mapeamento da produção em artes visuais no Vale do Aço, por meio de atividade gratuitas, com apoio do Instituto Usiminas. A iniciativa oferece palestras e leituras de portfólios com os artistas plásticos Mônica Rubinho, Sidney Philocreon e o curador Eduardo de Jesus, em agosto e setembro. A participação nas palestras será gratuita, mediante agendamento, e as leituras de portfólios terão seleção prévia de artistas da Região, por meio de inscrição.

Os interessados em Leituras de Portfólio podem se inscrever [email protected], enviando um portfólio com imagens de obras (fotografia, escultura, pintura, desenho, audiovisual, performance, entre outros), e um pequeno texto sobre sua produção artística. Os horários dos encontros serão agendados com cada artista selecionado. Para as palestras o público pode fazer agendamento gratuito pelo (31) 3824-3731.

A primeira ação será a no dia 23 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Usiminas, com a palestra gratuita “Linha Imaginária, Não Era Uma Invenção, Mas Uma Emergência”, ministrada por Mônica e Sidney. Os artistas vão abordar a trajetória do Projeto Linha Imaginária, coordenado por eles, que promove um intercâmbio cultural há uma década entre artistas do Brasil e de outros países. Parte deste percurso está no site do projeto , dedicado a registrar as mais de 50 mostras realizadas. Os artistas também farão leituras de portfólio dias 24 e 25 de agosto, com artistas da região (24 vagas). Sidney Philocreon é Bacharel em artes plásticas, possui produção autoral desde 1990 e atua na área desde 1994. Mônica é formada em Bacharelado em Artes Plásticas e em seu currículo tem diversas exposições coletivas, nacionais e internacionais.

Sidney Philocreon e Mônica Rubinho (Foto: divulgação)

No dia 27 de setembro, Eduardo de Jesus vai falar sobre “Contextos Contemporâneos da Produção Artística Brasileira”, às 19h, no Centro Cultural Usiminas. O encontro vai promover uma reflexão sobre qual o papel da produção artística brasileira contemporânea no atual contexto. A palestra vai mostrar como alguns vetores e ecos vindos da história mais recente da arte brasileira ajudam a repensar o modo de ativar a arte em seu lugar de liberdade e fluidez. Nos dias 28 e 29 de setembro, Eduardo de Jesus vai fazer a Leitura de Portfólio com artistas locais (12 vagas – inscrições até 23 de Setembro). Eduardo de Jesus é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG (Universidade Federa de Minas Gerais). É doutor em artes pela USP (Universidade de São Paulo) e curador com atuação nas áreas de audiovisual, arte contemporânea e tecnologia.

ServiçoProjeto Artes Visuais no Vale do Aço

Agosto

Dias: 23/8 (palestra) | 24 e 25/8 (leitura de portfólio) – com Mônica Rubinho e Sidney Philocreon

Setembro

Dias: 27/9(palestra) | 28 e 29/9 (leitura de portfólio) – com Eduardo de JesusClassificação livre

Entrada gratuita, mediante agendamento pelo (31) 3824-3731. Inscrições para Leituras de Portfólio pelo e-mail [email protected]

Sidney Philocreon e Mônica Rubinho – 24 vagas – inscrições até 20 de agosto

Eduardo de Jesus – 12 vagas – inscrições

próximo artigoOAB realiza Meeting de Direito e Processo do Trabalho em Fabriciano
Artigo seguinteEscrituras são entregues aos moradores da Comunidade São Joaquim, em Santana do Paraíso

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here