Prefeito Gustavo Nunes adianta que UPA Sentinela deverá oferecer apoio significativo para agilização de assistência aos pacientes

Em meio às festividades de fim de ano a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga, que atende, além de pessoas do próprio município, pacientes vindos de outros 13 municípios da região, registrou 1.035 atendimentos. No último dia do ano, a UPA acolheu 270 pacientes, enquanto no feriado da virada (1) esse número se elevou a 308 atendimentos. A terça-feira (2) foi marcada por uma demanda ainda mais intensa, totalizando 457 pacientes recebidos. Contudo, deste total, 65% foram considerados de risco pouco urgente.

Diante desse cenário, o prefeito Gustavo Nunes reforçou a importância da melhoria da estrutura para atendimento nos serviços de urgência e emergência. “Estamos atentos aos desafios que a saúde enfrenta, e com a implantação, nos próximos dias, da UPA Sentinela, vamos agilizar e melhorar a assistência oferecida na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA24h)”, projetou o prefeito.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, também destacou o compromisso da gestão em enfrentar os desafios emergenciais. “Estamos implementando estratégias para otimizar os serviços e melhorar a resposta diante de situações de alta demanda”, assegurou.

UPA Sentinela

A UPA Sentinela está sendo instalada numa estrutura anexa à Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA24h), com o objetivo de atender pacientes classificados como de risco Pouco Urgente, especificados com a pulseira na cor verde do protocolo de Manchester. Isto proporcionará atendimento mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera. Com horário de funcionamento das 7h às 19h, a unidade estará equipada com consultório médico, sala de preparo de medicação e 12 poltronas.

Os atendimentos na UPA Sentinela deverão ser iniciados ainda na primeira quinzena deste mês e representam um passo significativo na prestação dos serviços de saúde em Ipatinga.

próximo artigoInstituto Usiminas lança programação de férias em janeiro
Artigo seguintePrevisão de 150mm de chuvas acumuladas para os próximos dias liga o sinal de alerta em Timóteo