A comunidade compareceu de forma expressiva às unidades básicas de saúde no último sábado (16/02) no Dia D Municipal de Vacinação contra Sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a imunização em nove UBS, que aplicaram um total de 1.006 doses nas pessoas da faixa etária de 1 ano a 49 anos de idade.

Além da vacinação triviral, que protege ainda contra caxumba e rubéola, foram disponibilizadas outras vacinas para a atualização dos cartões. Foram vacinadas 267 pessoas contra Hepatite B, 245 receberam doses da Dupla Adulto, 94 contra HPV e 46 contra Meningite C. Foram avaliados 1.496 cartões de vacina em dia. O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde avaliou a campanha municipal como positiva, salientando que todas as vacinas do Calendário Vacinal continuarão disponíveis nas unidades de saúde, que dispõem de sala de vacinas.

A campanha municipal foi realizada no horário de 8h às 17h, porém em algumas unidades a vacinação prosseguiu até às 18h30 por causa da grande demanda. O prefeito Douglas Willkys , o vice José Vespasiano Cassemiro e o secretário de Saúde, Eduardo Morais, visitaram as UBS para acompanhar o trabalho de vacinação.

“Esta campanha é um apelo à sociedade em relação à vacinação infantil e de adultos. É importante termos essa consciência de que a vacinação é para todos e de que o sarampo é uma enfermidade séria”, destacou o prefeito, frisando que a imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença. O sarampo pode apresentar sintomas como febre alta, tosse, conjuntivite e manchas avermelhadas no corpo e, em cerca de 30% dos casos, pode apresentar complicações como cegueira, pneumonia, encefalite ou mesmo óbito.

Cerca de 45 profissionais de saúde participaram do Dia D Municipal. “Esta foi uma mobilização especial, mas quem não conseguiu se vacinar pode procurar as salas de vacinação”, reforçou Eduardo Morais, frisando que as UBS estão abastecidas e preparadas para o atendimento de rotina e a atualização.

Salas de vacina

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira. Na UBS do Ana Moura, não há vacinação às quintas, porque a equipe de vacina é deslocada para atender a unidade do Novo Tempo, pela manhã e à tarde.

Fonte: PMT

próximo artigoFevereiro Roxo prossegue em Timóteo
Artigo seguinteCampanha inédita de vacinação imuniza mais de 4 mil em Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here