Ação de caráter preventivo ajuda a proteger população considerada grupo de risco pela OMS

Em um ato de responsabilidade e amor com os idosos, público classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como grupo de risco em relação ao contágio pela COVID-19, a Prefeitura de Ipatinga realizou, nos dois últimos dias, cerca de 250 testagens de pessoas alojadas e que frequentam Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no município. Deste total, 111 têm idades acima de 60 anos e os demais referem-se aos profissionais que trabalham nestes locais. O prefeito Nardyello Rocha esteve no Lar Paulo de Tarso, localizado no bairro Bom Retiro, e acompanhou a ação nesta sexta-feira (8).

No início da semana, a Secretaria de Saúde fez contato com as cinco Instituições de Longa Permanência que existem no município para levantar a quantidade de idosos e funcionários. Em seguida, foi realizado o agendamento para a testagem.

A notícia positiva é que toda a população idosa testada e também os funcionários dos locais, sem nenhuma exceção, apresentaram resultados negativos para a COVID-19.

“É emocionante não só para mim, mas para toda a equipe da área de saúde poder fazer esse trabalho preventivo e ajudar a salvar vidas. A precaução é um importante caminho a ser seguido neste momento de pandemia de coronavírus. Desde o início desta doença que acometeu milhares de pessoas a nível mundial, venho acompanhando as notícias e aprendendo com os erros dos outros. Vimos muitos países sofrerem porque demoraram a realizar ações dentro dos asilos, das casas de acolhimento, e isso trouxe como consequência muitas mortes desta população. Graças a Deus aqui em Ipatinga, até o momento, os resultados foram negativos. Isso traz uma tranquilidade para o Governo e também para os familiares e amigos destes idosos, demonstrando que as ações preventivas que têm sido feitas até agora têm surtido efeito”, disse o chefe do Executivo.

Testagem

Fabiana Figueiredo Beserra, Referência Técnica em Enfermagem, salienta que, para adentrarem as Instituições de Longa Permanência para Idosos, todas as quatro equipes técnicas de saúde que participaram da ação estavam paramentadas.

“De posse dos Equipamentos de Proteção Individual, entramos nesses locais, realizamos os testes e entregamos os resultados no mesmo momento para a direção das instituições. O documento também foi anexado ao prontuário de cada idoso”, explicou.

Fabiana acrescenta que o município continua realizando a testagem domiciliar dos pacientes que estão no rol de suspeitos para COVID-19 no município. “Para assistir aqueles que foram colocados em quarentena pelo médico, estão em isolamento domiciliar e apresentando sintomas gripais entre o 8º e o 14º dia, as equipes estão indo às residências e fazendo o teste rápido. Até o momento, todos deram negativos”, finalizou Fabiana.

próximo artigoMesmo com recomendação do Ministério Público, prefeitura de Ipatinga mantém abertos shopping, academias, bares e restaurantes
Artigo seguinteJustiça acata pedido do MP e determina que prefeito de Ipatinga restrinja o funcionamento de atividades econômicas