Sertep inicia matrículas para segundo semestre de 2018

São 1.500 vagas para as aulas do segundo semestre deste ano.
As matrículas para os 39 cursos gratuitos do Serviço Educacional Técnico e Profissionalizante (SERTEP) tiveram início nesta quarta-feira (01). São 1.500 vagas para as aulas do segundo semestre deste ano.
Centenas de pessoas realizaram as inscrições já no primeiro dia para os cursos na área de informática, como CorelDraw com Photoshop, WebDesigner, Digitação, Excel Avançado, Manutenção de Computadores, entre outros. Para esta quinta-feira (02), as matrículas são para a área de estética, como Barbeiro, Cabeleireiro, Depilação, Designer de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure, e outros. Já na sexta-feira (03) será a vez dos demais cursos.
Segundo o diretor do Sertep, vereador Paulo Reis, a matrícula deste ano é feita de forma informatizada, o que acelera o processo das inscrições e reduz o tempo nas filas. Uma pesquisa de satisfação realizada no Sertep com os candidatos apontou que das 193 pessoas ouvidas, 99% consideram melhor e mais ágil o sistema. “Temos um procedimento neste ano mais rápido, mais padronizado e que possibilita uma coleta mais detalhada dos dados dos alunos”, afirmou.
Gabriel Felix, de 15 anos, é uma das pessoas que realizou a inscrição. Ele cursará Manutenção de Computadores. “Já fiz informática e digitação no Sertep. Com o novo curso, terei mais chance no mercado de trabalho. Acho importante a existência desses cursos gratuitos, pois muitas pessoas não tem condições de pagar”, afirmou.
Já Raquel Santos da Silva, de 24 anos, vai realizar pela primeira vez um curso no Sertep. “Fiquei sabendo por um amigo. Estou desempregada e informática é algo que faz falta quando vamos buscar uma vaga. Já perdi oportunidades por não ter esse curso. Estou com boas expectativas para esse curso do Sertep”, disse.
Matrículas
As matrículas são realizadas de forma presencial, por ordem de chegada, a partir das 8 horas até as 17 horas, na sede do SERTEP, localizada na Avenida Livramento, 285 – Veneza II. As vagas são limitadas. Para mais informações ligue: (31) 3822-9388.
Os interessados devem levar no dia da inscrição, os seguintes documentos: CPF, RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço. O aluno poderá cursar apenas um curso por semestre. Pessoas de outras cidades também podem se inscrever, mas não há ajuda de custo de transporte.
Os cursos têm duração de quatro meses e a idade mínima para participar dos é de 15 a 18 anos, dependendo do curso escolhido. Não há idade máxima. Todas as aulas são presenciais e gratuitos.
Confira neste link o cronograma dos cursos e exigências de cada um.
LISTA DOS CURSOS OFERECIDOS
Árbitro de futebol
Artesanato A – Pintura em Tecidos
Artesanato B – Biscuit Iniciante e aperfeiçoamento
Auxiliar Administrativo
Auxiliar Jurídico
Auxiliar Técnico de Farmácia
Barbeiro
Cabeleirereiro
Calderaria
Confeiteiro – Salgados e Doces
CorelDraw com Photoshop e WebDesigner Básico
Corte e Costura
Cuidador de Idosos
Depilação
Desenho Mecânico
Designer de Sobrancelhas
Digitação
Elétrica Industrial
Elétrica Residencial
Eletrônica e Instrumentação Básica
Estética Facial e Maquiagem
Excel Avançado
Informática
Inglês Básico
Iniciação Teatral
Manicure e Pedicure
Manutenção de Computadores
Massagem corporal
Modelagem e Manuseio de Máquinas de Costuras
Noções de Manutenção de Smartphones
Práticas de Saúde Bucal
Projeto Civil e Mecânico com Autocad
Recepcionista
Secretariado
Segurança do Trabalho
Técnicas de Vendas
Unhas de Gel
Usinagem