Desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito dos patrimônios históricos e culturais é um dos objetivos da ação, que terá palestra de arquiteta urbanista

Os patrimônios históricos e culturais ajudam a preservar a memória, a tradição e a identidade de um povo. Pensando em propor ações dentro das políticas públicas de proteção, manutenção e preservação dos bens culturais, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer promoverá nesta sexta-feira (1), de 13h às 17h, na Estação Qualifica, um curso de formação em “Laboratório de Processo de Tombamento e Inventário Cultural”. Serão ofertadas 40 vagas gratuitas.

O curso visa capacitar técnicos da secretaria de Cultura, Esporte, e Lazer, agentes culturais envolvidos no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai), e a comunidade que se interessar pelo tema a ser abordado.

Na oportunidade será discutida a gestão de política pública de preservação do patrimônio, pautada nas normativas que detalham os dois principais instrumentos de preservação de bens culturais: o inventário e o tombamento.

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos de Oliveira, o curso tem como um dos objetivos desenvolver nos participantes a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania. 

“Queremos provocar discussões inovadoras acerca do Patrimônio Cultural, das práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas nos envolvidos no curso. E também apresentar aos interessados como estão sendo feitas a gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história da nossa cidade e como estão sendo utilizadas na prática’, explicou o secretário.

O curso faz parte do serviço previsto em contrato celebrado pela prefeitura com a empresa Espaço Design Arquitetura Cultural. A qualificação será ministrada pela arquiteta urbanista Joana Angélica Oliveira Gonçalves, que atua nas áreas de gestão de processos para preservação de bens culturais, turismo sustentável, e desenvolvimento regional, além de história, geografia, antropologia, ciências sociais e artes.

Ações

Desde o mês de novembro de 2018, os processos de tombamento e inventário dos bens culturais de Ipatinga estão passando por uma fase de atualização, que está sendo realizada por técnicos da empresa Espaço Design Arquitetura Cultural.

Essa ação tem como objetivo a revisão e a complementação de dossiês de bens patrimoniais, conforme orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Ipatinga, além de atender as exigências do programa ICMS Cultural, com finalidade de pleitear recurso para investimento nas políticas públicas de patrimônio cultural.

Fonte: PMI

próximo artigoAdolescente é apreendido com grande quantidade de drogas no bairro Iguaçu
Artigo seguinteTimóteo inicia vistoria anual de táxis em fevereiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here