Música autoral: festival reúne 8 atrações no Garajão

Música autoral com solidariedade. Este é o viés do festival Independente Day neste sábado (10), em Ipatinga, quando seis bandas e dois rappers apresentarão composições próprias no espaço cultural Garajão (Av. Zita de Oliveira, Novo Centro). O evento está marcado para as 21h e terá arrecadação de alimentos para entidades filantrópicas da região. Além de atrações do Vale do Aço, o Independente Day reunirá artistas de Governador Valadares e Belo Horizonte.

A escolha da banda ou artista vencedor do festival se dará por voto direto com a aclamação de quatro jurados, que estarão no Garajão das 21h às 03h, período de todas as apresentações. O espectador ganhará uma cédula de votação ao passar pela roleta, na portaria da casa, e vai usá-la para assinalar a banda ou artista que mais curtiu.
“Ao final, serão contabilizados os votos, apurando quais foram os três primeiros que mais agradaram o público. Em seguida, os jurados escolherão, em consenso, qual dos mais bem votados será o vencedor da noite”, explica Emmanuel Franco, um dos organizadores do Independente Day.

Artistas
A banda Os Capiau, de Ipatinga, foi criada em 2003 e será uma das atrações do festival. O vocalista, Nilmar Lage, define a música que faz junto com três amigos como “hard core com preocupações políticas e sociais”. “O som é rápido, gritado e questionador. Sempre defendendo valores como humildade, respeito, igualdade e amizade”, resume.
Já a Caóttica, de Belo Horizonte, começou suas atividades em 1999. Nos dois primeiros anos de vida, a banda produziu e gravou seu primeiro álbum, mas com a precoce saída de um integrante ficou parada por quase 20 anos, retomando as atividades no início da pandemia. Segundo o vocalista, Léo Turbo, Caóttica é “nu metal”, uma das muitas vertentes do rock.
Meggera e Medjay, também formadas na capital mineira, são mais duas atrações no ‘line up’ do evento. Na estrada desde 2015, a primeira tem a intenção de retratar situações do cotidiano “com uma boa dose de acidez, harmonia e, claro, muito peso”. São dois discos lançados e três vídeos oficiais produzidos. Por sua vez, a Medjay é uma banda autoral em que as letras e o conceito remetem à história egípcia. “Power metal com influências árabes e a garantia de imersão nesta cultura”, diz o release de divulgação do trabalho.

Mais duas
Rock, caos e muita falcatrua. Assim pode ser definida a banda Gustão e os Breck and Deckers, que também está no ‘line up’ do festival e desde 2007 apresenta um criativo repertório autoral em bares e casas de show do Vale do Aço.
A cidade de Governador Valadares estará representada no Independente Day pelo trio Vento Carona. Thon (guitarra e vocal), Rafael (baixo e vocal) e Elifas (bateria) apresentarão no palco do espaço cultural um som indie/punk.

Rap/trap 
Dois expoentes do rap regional completam a programação do Independente Day. Ambos de Coronel Fabriciano, Amargo (@amargo_cdb) e ZG (@zg_mc_zg) prometem levar ao palco do Garajão o melhor do trap, subgênero do rap e hip-hop popularizado por nomes como Sidoka e Matuê e que, cada vez mais, está na linha de frente dos grandes festivais nacionais.

Serviço  

Ingressos antecipados para o festival custam R$ 5 (vendas on-line em www.ticketmais.com.br) mais 1kg de alimento não perecível entregue na portaria na noite do evento. Não será aceito sal ou fubá.

próximo artigoDuas pessoas ficam feridas após carro capotar em Timóteo
Artigo seguintePreços da construção sobem 0,58% em agosto, segunda menor taxa no ano