A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, no período extraordinário de janeiro, moção de pesar pelo falecimento da senhora Maria da Conceição Ribeiro de Vasconcelos, aos 79 anos de idade, ocorrido no dia 31 de janeiro de 2022. 

Apresentada pelo vereador Avelino da Cruz, a moção recebeu aprovação unânime. “Trata-se de uma importante personalidade que deixou um gigante legado para o município e a região”, destacou o parlamentar. 

Dona Conceição nasceu em Governador Valadares e se casou com Jason de Vasconcellos, com quem viveu por mais de 40 anos. Ela veio para Ipatinga para trabalhar na Escola Estadual João Walmick. 

Depois, foi transferida para a Escola Estadual Almirante Toyoda, até ser convidada para trabalhar no Colégio São Francisco Xavier. Na instituição, trabalhou como coordenadora por 19 anos, antes de se aposentar. 

Além de ser uma importante profissional da educação, Maria da Conceição Alves Ribeiro trabalhou em várias pastorais pela Igreja Católica do Cariru, bairro onde morou. Também foi integrante ativa do Lions Clube Pioneiro, no departamento feminino da Loja Maçônica Harmonia e Justiça. 

Dona Conceição ainda teve papel fundamental em projetos sociais da região. Trabalhou como voluntária com jovens portadores de HIV positivo e grupo de jovens. Além disso, trouxe para Ipatinga um grupo de apoio à família chamado Amor Exigente. Depois, estendeu para Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Itabira. 

Em 1988, junto de seu marido, Maria da Conceição, fez parte da criação da Fazenda Água Viva — comunidade terapêutica que acolhe toxicômanos e alcoólatras. No local, atuou por 34 anos, até o seu falecimento. 

Até 2022, mais 3 mil usuários entre 18 e 70 anos passaram pela Fazenda Água Viva. Alguns deles conseguiram recomeçar, construir famílias, entrar para o mercado de trabalho e ter aceitação na sociedade. 

“À dona Conceição, fica o nosso eterno agradecimento por tanta dedicação em transformar vidas na nossa região, por meio de projetos sociais. O seu trabalho continuará sendo feito com o mesmo amor que entregou por tantos anos”, disse o vereador Avelino. 

próximo artigoAtuação social da Usiminas impacta cerca de 200 mil pessoas no Vale do Aço em em 2022 
Artigo seguinteComunicação sobre vacinas deve ser permanente, defendem especialistas