Ipatinga realiza Dia D de Vacinação Antirrábica Animal neste sábado (17)

A Prefeitura de Ipatinga, por meio do Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), ligada à Secretaria de Saúde, organiza para o próximo sábado (17), em diversos pontos da cidade, a execução do Dia D de Vacinação Antirrábica Animal. As equipes de aplicação estarão distribuídas pelos vários locais definidos, atendendo no horário de 8h às 17h.

De acordo com a gerente do SCZ, Eliane Garção Lana, “o objetivo é realizar uma ação de vacinação rápida e sem aglomeração, e que atinja um maior número de animais. Pensamos que espalhar a vacina em diversos pontos da cidade facilite para que os tutores de pets compareçam, levando seus animais”.

Conforme acrescenta a gerente, o Dia D de Vacinação Antirrábica Animal é realizado seguindo padrões de segurança. Assim, é recomendado que o animal seja levado para vacinar sempre por um adulto. O cão deve estar com a guia e coleira. Em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. Animais com sintomas de resfriado ou com diarreia devem evitar a vacina.

Segundo orienta a SCZ, a imunização é indicada para animais a partir do terceiro mês de vida e, para receberem a vacina, é preciso que eles estejam sadios. Após a aplicação da vacina, recomenda-se que os animais não sejam submetidos a esforços físicos, ficando preferencialmente em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A CAMPANHA

Em Ipatinga, a Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) iniciou a vacinação dos pets em julho nas zonas rurais e em agosto na zona urbana e, até o momento, mais de 8.600 animais receberam as doses de proteção. Com base em números de 2021, a expectativa é de que sejam imunizados de 5 a 6.000 animais no próximo sábado.

A DOENÇA

De acordo com a Secretaria de Saúde, a raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

 
Bethânia/Campo Itamaraty
Bethânia/E. M. Chirlene Cristina
Bethânia/E. E. Chico Mendes
Vila Militar/E. M. Vilma Faria
Vila Militar/UBS
Canaã/ Praça Central
Canaã/ UBS
Caravelas/Consaúde – rua Passo Fundo, 550
Caravelas/UBS
Jardim Panorama/UBS
Cidade Nobre/Praça Central
Iguaçu/E. M. Rodrigues Barnabé
Iguaçu/Praça Residencial da rua Jês
Iguaçu/UBS
Esperança/UBS I
Esperança/UBS II
Nova Esperança UBS
Ideal/Igreja Católica, rua Manoel Izídio
Ideal/ Praça do Coreto
Bom Jardim/E. M. Levindo Mariano
Bom Jardim/Praça Central
Bom Jardim II /UBS
Veneza II /Praça Central (ao lado da UBS)
Veneza II/Praça Parque das Águas
Veneza II /Praça da rua Cristalina/ Ilhéus
Planalto II /UBS
Veneza I /Igreja Católica
Vila Formosa/UBS
Limoeiro/UBS
Limoeiro/Praça Central
Vila Celeste/Praça Central
Vila Celeste/UBS
Vale do Sol /UBSVale do Sol – Centro Comunitário
Bela Vista/Praça Quadra Coberta
Bom Retiro/UBS
Cariru/Centro Comercial

 A SCZ (Seção de Controle de Zoonoses) funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, e fica localizada na avenida Simón Bolívar, nº 713, bairro Cidade Nobre. Os telefones para informações são: (31) 3829-8313/ 3829-8383.

próximo artigoClínica Veterinária do Unileste oferta atendimentos à comunidade
Artigo seguinteConheça o programa de governo do candidato à reeleição Jair Bolsonaro