O Hospital Dr. José Maria Morais, administrado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, realizou nesta quinta-feira, 24, a primeira cirurgia por videolaparoscopia da unidade. A inovação com a chegada dos equipamentos e a realização da primeira cirurgia por vídeo, representa um marco significativo na história do hospital.

A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica que permite ao cirurgião realizar procedimentos internos por meio de pequenas incisões na pele, através das quais são inseridos instrumentos cirúrgicos e uma câmera de vídeo de alta resolução. O novo serviço começou a ser adotado nos procedimentos de colecistectomia, que são as operações da vesícula. Mas, de acordo com o médico Coordenador de cirurgias do HJMM, Marcelo Fernandes, o hospital deverá realizar outros procedimentos como: retirada da vesícula biliar e apêndice, refluxo gastroesofágico e hérnias abdominais, laqueadura, entre outras.

Uma das vantagens do procedimento por vídeo, segundo o profissional, é a recuperação do paciente. “A cirurgia por videolaparoscopia é mais rápida do que a tradicional, e a vantagem é que o paciente tem menos dores no pós-operatório, menor tempo de internação, cicatrizes menores e retorno mais rápido às atividades cotidianas. Porém, alguns pacientes são contraindicados, como por exemplo, no caso das pessoas com problemas pulmonares crônicos e insuficiência cardíaca”, explicou.

Para o Diretor Executivo do Hospital, Ernany de Oliveira, o novo equipamento é um ganho importante para o hospital. “É um equipamento moderno e novo no mercado, uma conquista inovadora e fundamental para trazer mais segurança para os pacientes e também para o profissional. Nosso hospital tem avançado muito nos últimos anos e este é mais um dos grandes investimentos que estão sendo feitos no HJMM, que visam dar mais conforto e bem estar para os nossos pacientes”, disse.

A torre de laparoscopia é o conjunto de equipamentos utilizados para visualização (diagnóstico) e tratamento de doenças do aparelho digestivo, através de uma minúscula incisão na parede abdominal. Os equipamentos são compostos por torre de vídeo com tecnologia full HD; ótica com tecnologia 4K; instrumentais de última geração; que podem atender pacientes de baixo peso até obesos extremos. O investimento é de aproximadamente R$ 400 mil, recurso via emenda parlamentar.

Conforme o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, esse é mais um dos compromissos que a gestão vem realizando nos últimos anos. “Nosso maior desafio foi reabrir e manter o hospital. Hoje, o hospital não só tem funcionado muito bem atendendo a pacientes de Fabriciano e outras cidades, como também tem avançado em procedimentos que nunca foram realizados aqui antes. Isso, tem sido um diferencial para um hospital no porte do HJMM”, pontuou.

Números expressivos

O Hospital Dr. José Maria Morais completou em 2023, 6 anos de pleno funcionamento garantindo saúde e atendimento humanizado para a população de Coronel Fabriciano e região. Reaberto e gerido pela Gestão Novos Tempos desde o dia 7 de julho de 2017, a unidade atingiu marcas expressivas como mais de 1,3 milhão de atendimentos ambulatoriais, 5.830 cirurgias e 25 mil internações realizadas.

próximo artigoSTF tem cinco votos para descriminalizar porte de maconha para consumo
Artigo seguinteLula recebe condecoração em Luanda

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here